Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Câmara medeia reunião com feirantes preocupados com reforma da Wilson Joffre

19/03/19 às 14:33 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O presidente da Câmara de Cascavel, vereador Alécio Espínola (PSC) mediou nessa semana um encontro de uma comissão de feirantes da Praça Wilson Jofre com representantes do Executivo Municipal. Os feirantes se mostram preocupados com eventual nova mudança de local de realização da Feira do Pequeno Produtor, por conta das anunciadas obras de reestruturação da praça Wilson Jofre. “Mediamos esse encontro no sentido de abrir os diálogos necessários para orientar os feirantes e encontrarmos as melhores soluções para os pequenos produtores, para os consumidores que já estão acostumados com as feiras e também para o Executivo municipal, que precisa viabilizar as obras de reforma da praça”, comenta Alécio.
Na reunião, estiveram presentes os secretários municipais da Agricultura e do Desenvolvimento Econômico, Nei Haveroth e João Alberto Soares de Andrade, respectivamente e também o vereador Mauro Seibert (PP), que presidente a Comissão de Agricultura, da Câmara. Os secretários foram explicar aos pequenos produtores a preocupação do prefeito Leonaldo Paranhos em promover as mudanças na praça de forma a assegurar também um espaço mais adequado para a realização das feiras.
João Alberto reiterou que a intenção do prefeito é melhorar a vida dos feirantes e investe para ampliar o canal de interlocução com os produtores. João Alberto explica que além das melhorias físicas, o que se pretende é avançar na consolidação de programas de desenvolvimento, melhorando a qualidade dos produtos ofertados e até disponibilizando ferramentas de auxílio aos pequenos produtos, como as linhas de crédito e apoio à formalização dos empreendimentos.
Nei Haveroth, por sua vez, destacou que as políticas de governo são para incentivo à produção e à comercialização. “não queremos, de forma alguma, qualquer tipo de retrocesso ou prejudicar nossa agricultura familiar”, afirma.
Os dois secretários explicaram que por conta das obras pretendidas na praça, cujo projeto ainda está em aberto para ajuste de detalhes técnicos, prefeitura e feirantes terão que encarar o desafio de resolver como será essa transição, com a possível mudança temporária de local para a realização das feiras enquanto durarem as obras da Wilson Jofre. Cogitou-se inclusive a possibilidade de mudança temporária para a Feira do Teatro, que acontece aos domingos de manhã, mas nem mesmo isso está definido. “Estamos ainda abertos, discutindo possibilidades de melhor solução para todos”, disse Haveroth.
O vereador Alécio Espínola disse confiar também na melhor solução para todos e que acredita que o governo Paranhos vai promover avanços importantes no segmento. “Tenho certeza que Cascavel vai avançar transformando essa Feira do Pequeno Produtor. Ela não vai mais ser vista apenas como um meio de sobrevivência para os produtores rurais e urbanos. Ela vai ser tratada como uma verdadeira oportunidade de negócio, uma verdadeira atração de Cascavel”.

PRODUTORES

No gabinete da presidência da Câmara, o grupo de produtores, ligados à Associação dos Pequenos Produtores Rurais e Urbanos de Cascavel, mostrou-se mais otimista ao final do encontro. O presidente da entidade, Roque João Garlet, lembra que a feira já acontece na Wilson Jofre há quase 3 anos, depois da última mudança de local. Anteriormente a feira acontecia nos bolsões de estacionamento da avenida Brasil na região da Havan e nas proximidades do McDonalds, em dias alternados. Atualmente, a feira acontece as terças e quintas, das 13 às 21 horas e aos domingos, das 7 às 12h, na Praça Wilson Jofre, e, aos sábados, das 7 às 12, na rua entre a prefeitura e a Câmara de Cascavel. “Mais de 90% de nossas famílias dependem dessa feira para obter renda. Qualquer mudança sempre afeta a vida dessas 86 famílias”, destaca Garlet.
Os produtores explicaram aos secretários e aos vereadores que já estão sentindo uma queda no faturamento das feiras por conta das mudanças do sistema viário de Cascavel. Agora, com os ônibus circulando pela avenida Brasil, os pontos de ônibus centrais, que ficavam na Praça Wilson Jofre (ruas Rio Grande do Sul e São Paulo) foram desativados, com um impacto direto na redução de público na praça. “Já estamos enfrentando perdas na casa de 30% no faturamento da feira”, adverte o produtor.
“Hoje estamos preocupados porque temos dúvidas do que vai acontecer, de fato. Sabemos que a prefeitura quer fazer uma obra grande, transformar a praça em cartão postal. Mas até lá, como ficamos nós? O que faremos para sobreviver?”, indaga. “Queríamos esse encontro com os vereadores, com os secretários, exatamente para falar de nossas preocupações. Para dizer que tememos pelo futuro com mudanças a cada governo. Os feirantes precisam estar preparados para isso e nossas autoridades precisam compreender que a maioria absoluta de nossas famílias depende exclusivamente de nossas feiras para garantir a sobrevivência”.

Leia mais:

Imagem de destaque
MANUTENÇÃO

Sexta-feira não haverá atendimento na agência do trabalhador de Cascavel

Imagem de destaque

Acesf: confira o obituário de Londrina e região

Imagem de destaque
CAFÉ COM NEGÓCIOS

Casais que empreendem juntos poderão participar de evento gratuito de network

Imagem de destaque

Confira o funcionamento do comércio para o final de semana de Londrina

Assessoria de Imprensa/CMC

© Copyright 2023 Grupo Tarobá