Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Carnaval de Porto Rico é cancelado após cidade confirmar 75 casos de dengue

17/02/20 às 08:37 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Prefeitura de Porto Rico, no noroeste do Paraná, cancelou o Carnaval e decretou situação de emergência depois da cidade confirmar 75 casos de dengue. A Secretaria de Turismo informou que o cancelamento evita aglomeração de pessoas e acúmulo de lixo.

Todos os eventos em áreas públicas foram suspensos pelos próximos três meses, incluindo o tradicional ‘Carnaval Automotivo’. O evento reuniria automóveis com equipamentos de som potentes às margens do Rio Paraná, que atrai muitas pessoas todos os nos.

Com o decreto, a cidade de Porto Rico irá executar o Programa Municipal de Combate e Prevenção à Dengue. Algumas das ações previstas pela prefeitura são:

Leia mais:

Imagem de destaque
MANUTENÇÃO

Sexta-feira não haverá atendimento na agência do trabalhador de Cascavel

Imagem de destaque

Acesf: confira o obituário de Londrina e região

Imagem de destaque
CAFÉ COM NEGÓCIOS

Casais que empreendem juntos poderão participar de evento gratuito de network

Imagem de destaque

Confira o funcionamento do comércio para o final de semana de Londrina

entrada de agentes de saúde e servidores municipais, nas casas fechadas ou abandonadas; não atenderem tal solicitação, notificando-se, no mesmo dia, ao titular da secretaria responsável pelo ato;

requisitar pessoal e equipamentos dos diversos órgãos da Prefeitura ou de proprietários/entidades privadas, na missão de combate sem tréguas aos focos de proliferação do mosquito, devendo, ainda, oferecer tratamento médico adequado à população;

a Secretaria Municipal de Saúde poderá, ainda, proceder à contratação temporária de pessoal, pelo prazo de 90 dias prorrogável por igual período de tempo, desde que devidamente justificada e com a finalidade de atender às atividades do programa, com a anuência jurídica e autorização do Prefeito Municipal;


DENGUE NO PARANÁ

De acordo com os dados da Sesa (Secretaria da Saúde do Paraná), o Paraná tem mais 20 mil casos confirmados. Desde agosto de 2019, a dengue já matou 13 pessoas no estado. Além disso, 62 municípios estão em situação de epidemia e há cerca de 65 mil notificações da doença no estado.

“Temos uma força-tarefa instalada em todo estado, já atuando em mutirões, remoção de criadouros e orientações para a população e precisamos da ajuda da população neste combate ao vetor da dengue”, disse o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto.


SINTOMAS DA DOENÇA

A dengue pode se apresentar na forma clássica ou na forma grave, que exige cuidados em leitos de observação ou até internação.


Os sintomas clássicos da doença são:

Febre alta com início súbito;

Dor de cabeça;

Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento deles;

Perda de paladar e apetite;

Náuseas e vômitos;

Tonturas;

Extremo cansaço;

Manchas e erupções avermelhadas na pele semelhantes ao sarampo ou rubéola, principalmente no tórax e membros superiores;

Moleza e dor no corpo;

Dores nos ossos e articulações;


Entre os sinais de alerta, é bom ficar atento a:

Dores abdominais fortes e contínuas;

Vômitos persistentes;

Pele pálida, fria e úmida;

Sangramento pelo nariz, boca e gengivas;

Sonolência, agitação e confusão mental (principalmente em crianças);

Sede excessiva e boca seca;

Pulso rápido e fraco;

Dificuldade respiratória;

Perda de consciência;


Paraná Portal

© Copyright 2023 Grupo Tarobá