Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Cianorte recebe a primeira auditoria de pavimentação do TCE-PR em 2020

11/03/20 às 09:16 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Dois analistas da Coordenadoria de Obras Públicas (COP) do Tribunal de Contas do Estado do Paraná estiveram em Cianorte entre os dias 2 e 6 de março para realizar a primeira auditoria de obras de pavimentação prevista no Plano Anual de Fiscalização de 2020 (PAF) do TCE-PR. Os trabalhos, ainda em andamento, são de responsabilidade da Weiller Construção Civil Ltda., contratada pela administração municipal no final de 2018. As melhorias, que estão sendo implementadas em cinco vias públicas da cidade, já custaram R$ 3.424.818,09 ao tesouro desse município do Noroeste paranaense.

Os auditores estiveram no local com funcionários da Concresolús Controle Tecnológico Ltda. - empresa de Cascavel contratada pelo Tribunal em 2019 para executar testes de qualidade do pavimento. Eles retiraram amostras para avaliar os seguintes aspectos das obras: espessura das camadas de base e do revestimento em concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ); teor de betume; grau de compactação; granulometria; e resistência à tração dos revestimentos em CBUQ.

 

Leia mais:

Imagem de destaque
MANUTENÇÃO

Sexta-feira não haverá atendimento na agência do trabalhador de Cascavel

Imagem de destaque

Acesf: confira o obituário de Londrina e região

Imagem de destaque
CAFÉ COM NEGÓCIOS

Casais que empreendem juntos poderão participar de evento gratuito de network

Imagem de destaque

Confira o funcionamento do comércio para o final de semana de Londrina

 

PAF 2020

Depois de cumprir a meta de executar ao menos uma fiscalização presencial nos 399 municípios paranaenses no quadriênio 2016-2019, neste ano o TCE-PR priorizou os critérios de risco, relevância e materialidade nos temas incluídos no PAF 2020, com foco mais voltado à qualidade dos serviços públicos. Essa priorização está alinhada ao Plano Estratégico 2017-2021 da Corte.

Ao longo do ano, o Tribunal deverá fiscalizar 54 objetos, de 21 áreas essenciais da administração pública municipal e estadual, por meio de cinco instrumentos: acompanhamento, auditoria, inspeção, levantamento e monitoramento. As fiscalizações são feitas por equipes profissionais multidisciplinares. A definição de temas prioritários não impede o atendimento de demandas extraordinárias relevantes que exijam a atuação do Tribunal. Da mesma forma, as demais ações de controle externo relativas às atribuições legais da Corte estão sendo desempenhadas normalmente, independentemente do PAF.

                                                                

Edições anteriores

Todos os achados e as recomendações feitas pelo Tribunal a partir das auditorias presenciais realizadas nas edições de 2016 a 2018 do PAF estão disponíveis para consulta em um mapa interativo, publicado no portal do Tribunal na internet. O objetivo do material é facilitar a consulta e a compreensão de informações técnicas e estimular o cidadão a exercer o controle social do gasto e das políticas públicas executadas no seu município.

 

Autor: Diretoria de Comunicação SocialFonte: TCE/PR

© Copyright 2023 Grupo Tarobá