Comarca de São Miguel do Iguaçu tem resultados positivos

Redação Tarobá News
Cotidiano | Publicado em 12/03/2020 às 16:46

A Comarca de São Miguel do Iguaçu tem se destacado na diminuição do número de processos em andamento, julgando número maior de processos em relação às novas ações. Somente nos últimos doze meses, as duas unidades judiciárias, que juntas já somaram mais de treze mil processos, terminaram o período com pouco mais de sete mil e oitocentos, uma diminuição da ordem de 60% no acervo processual.

Os resultados mais significativos foram produzidos no Juizado Especial Cível, que teve, no período, 850 novos casos e 1311 processos finalizados, e na Vara Criminal, com 1663 novas ações distribuídas e 2349 arquivamentos. A vara de Família, em números absolutos, recebeu 507 novas ações e concluiu 886. Houve um caso em que um processo foi protocolado, sentenciado, expedidos os cumprimentos e devidamente encerrado em menos de duas semanas. Só no Júri foram arquivados 40 processos, com entrada de 10 casos novos, o que corresponde ao índice de 400% no volume de desobstrução.

Servidores cedidos

O convênio entabulado entre os Municípios de São Miguel do Iguaçu e Itaipulândia para a cessão de servidores tem auxiliado sobremaneira na execução das tarefas, pois se trata de funcionários públicos comprometidos e altamente eficientes.

CEJUSC

O CEJUSC tem realizado um excelente trabalho de conciliação em casos de família, já tendo alcançando picos de 93% no número de acordos, totalizando 92 conciliações no período. Recentemente foi realizado um teste seletivo para novos conciliadores e mediadores, cujo treinamento está agendado para o final desse mês. A ideia é fomentar ainda mais o espírito de pacificação social na Comarca.

Mutirões de conciliação

Sempre que verificado o assoberbamento de pauta no CEJUSC, a Vara de Família organiza mutirões de conciliação, alcançando números expressivos. Em 2019 o mutirão mais exitoso concluiu mais de quarenta processos na área de família.

Estágio remunerado

A direção do foro recentemente concluiu testes seletivos e as unidades em conjunto contrataram nove estagiários remunerados.

O Tribunal de Justiça do Paraná obteve a terceira colocação em ranking das melhores empresas para estágio no Brasil.

SAIJ

O serviço auxiliar da infância e juventude da Comarca recebeu no final do ano passado uma assistente social e conta, mediante auxílio do Município de São Miguel do Iguaçu, com equipe altamente qualificada composta de três servidoras para atendimento em casos envolvendo crianças e adolescentes em situação de risco, além de proceder a oitivas qualificadas e estudos sociais.

Vídeoconferência e Central de Mandados

A Comarca também instalou a central de videoconferência nas dependências do Tribunal do Júri e nas salas de audiência, contribuindo para a celeridade processual e o encurtamento das distâncias. Além disso foi aberta a Central de Mandados aos oficiais de justiça, aprimorando-se o sistema de cumprimento de ordens judiciais.




Relacionados

Cascavel | 04-06-2020 17:39

Saiba mais detalhes sobre a pauta da sessão ordinária de segunda

Saiba mais detalhes sobre a pauta da sessão ordinária de segunda

Cascavel | 04-06-2020 16:55

Atendimentos da Patrulha Maria da Penha aumentam em 179% em Cascavel

Atendimentos da Patrulha Maria da Penha aumentam em 179% em Cascavel

Cascavel | 04-06-2020 16:16

Veja o obituário de Cascavel e região

Veja o obituário de Cascavel e região

São Miguel do Iguaçu | 04-06-2020 15:14

Motorista perde controle e veículo cai no Lago Municipal de São Miguel do Iguaçu

Motorista perde controle e veículo cai no Lago Municipal de São Miguel do Iguaçu