Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Combate ao álcool e drogas são temas de conversa com servidores do Depen

21/02/20 às 14:00 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Servidores da Penitenciária Industrial de Cascavel Unidade de Progressão (PIC-UP) e da Penitenciária Estadual (PEC) participaram, nesta semana, de uma roda de conversa voltada à reflexão sobre o combate ao uso de álcool e drogas.

Este trabalho iniciou na segunda-feira (17) e se estendeu até a quarta-feira (19), contemplando profissionais das três equipes de trabalho, das unidades. As orientações foram repassadas por profissionais do Serviço Integrado de Saúde Mental do Paraná (SIMPR) que atua com ações voltadas ao atendimento e à prevenção, em Cascavel e nas cidades compreendidas pela 10ª Regional de Saúde.

Os temas abordados são em referência ao 20 de fevereiro: Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo.

Leia mais:

Imagem de destaque
MANUTENÇÃO

Sexta-feira não haverá atendimento na agência do trabalhador de Cascavel

Imagem de destaque

Acesf: confira o obituário de Londrina e região

Imagem de destaque
CAFÉ COM NEGÓCIOS

Casais que empreendem juntos poderão participar de evento gratuito de network

Imagem de destaque

Confira o funcionamento do comércio para o final de semana de Londrina

A enfermeira do programa, Márcia Kelly Peratt, explica que entre os assuntos esclarecidos, aos servidores do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen PR), estavam o conceito de dependência e a atuação conjunta, em sistema de ‘rede’, no tratamento de pacientes diagnosticados com dependência química.

“Não nos preocupamos só com o paciente, mas também com a família e com todo o ambiente no qual ele vive, por isso, dizemos que nossa atuação é em sistema de rede, principalmente quando o paciente é de outra cidade da região, em conjunto com as equipes de saúde e assistência dessas cidades, realizamos o acompanhamento de todo o meio no qual esse paciente esta inserido” explica.

A psicóloga do programa, Márcia Cristina de Souza Silva, conta que a dependência pode ser gerada por diversos fatores e que para todos, existe um tratamento adequado.

“Algumas vezes, o uso, pode começar de forma recreativa, mas culminar a uma situação futura de dependência química. Então é necessário identificar os processos psicológicos pelos quais a pessoa tem passado e se isso pode transformar o uso esporádico em abusivo” conta.

Ainda segundo a psicóloga, a maneira de abordar o assunto contribui para o esclarecimento e a busca por ajuda.

“Muitas vezes a pessoa não se coloca como alguém que necessite daquele tratamento, quando abordamos o tema, os questionamentos são sempre para um terceiro, nunca para si mesmo. O objetivo dessa ação é fazer com que as pessoas entendam que todos nós podemos passar por isso, todas as famílias têm algum problema com uso abusivo e a grande pergunta é: como vamos lidar com isso? Então é muito importante termos a reflexão para saber como buscar ajudar e lidar com o problema”, enfatiza.

O coordenador regional do Depen, em Cascavel, Thiago Correia, garante que levar aos servidores essas reflexões, pode contribuir com o combate ao uso e ao vício de drogas e álcool, principalmente no Sistema Penitenciário.

“Estamos ligados a uma rotina estressante e que pode ser um dos fatores que leve os servidores ao vício. Além disso, trabalhamos com pessoas em grande vulnerabilidade social, que se não passaram pelo problema, sabem de alguém ou possuem um familiar dependente químico. Saber identificar essas situações e buscar um auxílio é de grande relevância no Sistema Prisional do Paraná”, afirma.


SIM PR

Em Cascavel, o SIM PR está localizado na Rua Poente do Sol, 788, no Bairro Brasmadeira. O atendimento ocorre das 7:30h às 17:00 horas. Não é necessário agendamento e o sistema é de livre demanda.

Depen

© Copyright 2023 Grupo Tarobá