Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Comércio de Toledo reabre a partir de segunda com restrições

05/04/20 às 08:50 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Prefeitura do município de Toledo confirmou no início da noite deste sábado (04), por meio do decreto de Nº 772/2020 a reabertura do comércio varejista local a partir da próxima segunda-feira (06). A confirmação veio após uma reunião envolvendo o Comitê Emergencial Organizacional (COE), que toma as medidas de combate ao novo Coronavírus (Covid-19),  em Toledo e uma comissão formada por lideranças comerciais da cidade a fim de discutir o tema.

O comércio varejista toledano estava fechado desde o dia 20 de março por meio dos decretos Nº 748 e 749/2020, que determinaram o fechamento de todo o setor comercial não essencial, visando evitar a aglomeração de pessoas.

A partir da próxima segunda-feira o comércio voltará a funcionar adotando uma série de medidas. A principal novidade é o horário de funcionamento que será das 09h00 às 17h00, com a intenção de evitar aglomerações, principalmente no transporte público.

Leia mais:

Imagem de destaque
MANUTENÇÃO

Sexta-feira não haverá atendimento na agência do trabalhador de Cascavel

Imagem de destaque

Acesf: confira o obituário de Londrina e região

Imagem de destaque
CAFÉ COM NEGÓCIOS

Casais que empreendem juntos poderão participar de evento gratuito de network

Imagem de destaque

Confira o funcionamento do comércio para o final de semana de Londrina

O transporte público também sofrerá alterações, com a paralisação momentânea da passagem gratuita para os idosos. A medida tem a intenção de evitar que os idosos, que fazem parte do grupo de risco entrem em contato com um número grande de pessoas e assim fiquem expostos ao vírus. A medida vale até o dia 19 de abril.

O prefeito do município de Toledo, Lucio de Marchi, destacou que a decisão foi discutida durante toda a semana, pensando na segurança de toda a população toledana. “Nós discutimos essa ideia durante toda a semana e entendemos que é a decisão mais acertada. No entanto reiteramos que isso será feito tomando todos os cuidados necessários para manter a higiene de nossa população e principalmente tendo em vista evitar aglomerações. A gente sabe que o vírus pode chegar a qualquer momento em Toledo e por isso precisamos adotar todas as medidas para evitar uma situação mais complicada no futuro”, destacou.

A reabertura acontecerá seguindo uma série de medidas e cuidados com a higiene. Os estabelecimentos deverão funcionar com ventilação adequada, distribuição de álcool em gel e demais utensílios de higiene pessoal, manter a distância entre as pessoas, conforme o orientado pelos órgãos de saúde, dentre outras orientações. Todas essas ações têm como objetivo principal manter a integridade de funcionários e clientes.

O médico de Proteção à Família, Dr. Fernando Pedrotti, enalteceu que está otimista com a decisão. “Até o momento todas as medidas que tomamos deram certo, mas sabemos que mais cedo ou mais tarde o vírus vai chegar em Toledo e por isso precisamos estar preparados para sofrermos o mínimo possível. Mas de todo o modo estou muito otimista com todos os cuidados que estamos tomando para uma reabertura consciente do comércio local”, ponderou, Dr, Fernando Pedrotti.

Restaurantes e Feira do Produtor

A Feira do Produtor voltará a funcionar, observando todas as normas de higiene e de contenção de pessoas, a fim de evitar aglomerações. Os restaurantes; padarias; confeitarias; mercearias e demais estabelecimentos congêneres deverão atender para refeições no local somente para o café da manhã e almoço.

Eles deverão atender respeitando a distância orientada pelos órgãos de saúde entre as mesas e a capacidade de atendimento deverá ser reduzida pela metade. Durante a noite serão permitidos somente os serviços de delivery, que também devem respeitar todas as normas de higiene.

Os estabelecimentos têm por obrigação a higienização constante do seu espaço, desde equipamentos de preparo e entrega e principalmente de toda a sua mobília, buscando evitar danos à saúde de seus clientes e funcionários.

Hotéis

Os hotéis poderão funcionar atendendo todas as medidas e cuidados orientados para a manutenção da higiene pessoal e também precisam evitar aglomerações em seus espaços. Os estabelecimentos também deverão atender com no máximo 50% de sua capacidade total e deverão ainda informar diariamente a Secretaria Municipal de Saúde quais os seus hóspedes e a sua procedência.

Salões de beleza e barbearias

Os salões de beleza e barbearias poderão atender acatando todas as normas de higiene. Os atendimentos precisam ser agendados previamente, não podendo haver aglomerações nos estabelecimentos. Os profissionais devem atender obrigatoriamente com máscara, buscando cuidar da saúde de seus clientes.

O que continua fechado

O novo decreto ainda proíbe a reabertura de alguns estabelecimentos que geram maior aglomeração. Essas atividades permanecem paralisadas até o dia 19 de abril. As atividades são as seguintes clubes; piscinas; associações recreativas e afins; academias de ginástica; academias de musculação e congêneres; playgrounds; pubs; lounges; tabacarias; boates e similares; teatros; cinemas; centros de eventos; salões e similares; praças públicas; parques infantis; centros de revitalização da terceira idade (Certi); centros da juventude; quadras e demais espaços esportivos.

Clique aqui e confira o decreto na íntegra

Com informações: Toledo News

© Copyright 2023 Grupo Tarobá