Londrina
Cascavel

TV Tarobá

Tarobá FM

  • Londrina
  • Cascavel

Cozinha Social investe em capacitação para servidores

20/07/18 às 10:53 - Escrito por Redação Tarobá News

A Cozinha Social, por meio da Secretaria da Administração, em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), realizou nesta semana o curso, “Cozinha Brasil”, voltado para funcionários da Cozinha Social e cozinheiras das Escolas Municipais. Com duração total de 16 horas, aproximadamente 180 servidores foram capacitados. As oficinas foram realizadas na unidade móvel do Sesi equipada com cozinha escolar.

 No primeiro dia de curso foi realizada a oficina “Sem Glúten”, que ensinou técnicas para cozinhar sem o uso de farinha, além dos benefícios dessa prática. Foram produzidas cinco receitas sem glúten, cada uma com a participação prática de um aluno. Eles ainda foram orientados sobre a importância de respeitar as diferentes restrições alimentares das pessoas.

 “Pães artesanais” e “Utilização integral dos alimentos”, os alunos tiveram oportunidade de participar na prática. Outros assuntos abordados são “segurança alimentar”, “sem lactose” e “alimentação saudável”.

 A instrutora, Rosalva Jacobsen, é nutricionista e veio de Curitiba para ministrar o curso. Ela trabalha há 13 anos no programa Sesi Cozinha Brasil e comenta que com a capacitação os participantes terão condições de fabricar alimentos mais saudáveis. “Você pode utilizar mais sal ou menos sal, utilizar margarina ou manteiga, pode comer uma fritura no café da manhã, mas vai saber as consequências que isso pode trazer ao longo da vida. Nós damos o conhecimento para as pessoas fazerem suas próprias escolhas”, finaliza Rosalva.

 O diretor da Cozinha Social, André Heck, explica que o setor atende aproximadamente 16 mil refeições por dia, distribuídas para todas as escolas municipais, restaurantes populares, eventos, entidades e projetos assistenciais, e reforça que todos serão beneficiados com a alimentação mais saudável. “Hoje pensamos não só em alimentar, mas também na saúde da população, então se conseguirmos trabalhar melhor esse alimento, diminuindo desperdício, já é um ponto positivo para nós da produção. Outro ponto é produzir com mais qualidade, sem glúten e sem lactose, esse é o intuito de trazer o curso”, conclui o diretor.

 Tharles Cetti é nutricionista e trabalha há cinco anos na Cozinha Social, no setor de padaria e suco de soja. Ele percebe que, nas escolas, há um número crescente de alunos que apresentam laudos médicos com restrições alimentares, fato que justifica a importância dessa capacitação. “Estamos vivendo um período que as alergias e intolerâncias a certos alimentos estão se tornando comuns, por isso acredito que, a curto prazo, todos teremos necessidade de nos especializarmos e passar a disponibilizar cardápios diferenciados”, afirma Tharles.

 A Cozinha Social investe continuamente em capacitações para os funcionários. Todo início de ano, no período de férias escolares, o setor dedica uma semana para realizar palestras motivacionais, segurança no trabalho, entre outros temas de relevância para os servidores. O curso “Cozinha Brasil” do Sesi, é a segunda capacitação neste ano. 

© Copyright 2022 Grupo Tarobá