Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Criação do Fundo Penitenciário é tema de audiência pública

25/09/18 às 17:00 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O vereador Fernando Hallberg (PPL), realiza amanhã, quarta-feira (26) a partir das 8h30, uma Audiência Pública para debater com especialistas, juízes, promotores e entidades de classe a “Criação do Fundo Penitenciário Municipal e Conselho Penitenciário Municipal”.

A Medida Provisória nº 781, de 23 de maio de 2017, alterou a Lei Complementar nº 79, dispondo sobre a transferência de recursos financeiros do Fundo Penitenciário Nacional. O dispositivo legal cria o Fundo Penitenciário Nacional (FUNPEN), gerido pelo Departamento Penitenciário Nacional, com a finalidade de proporcionar recursos e meios para financiar e apoiar as atividades e os programas de modernização e aprimoramento do sistema penitenciário nacional.

A União deve repassar aos fundos dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, a título de transferência obrigatória e independentemente de convênio ou instrumento congênere determinado percentual para programas destinados à reinserção social de presos, internados e egressos ou de programas de alternativas penais, no caso de Municípios (MP nº 781, art. 3º-A). No entanto, este repasse é condicionado à existência de fundo específico, no caso dos municípios, além de existência de órgão específico responsável pela gestão do fundo – razão pela qual será realizada a Audiência Pública.

Leia mais:

Imagem de destaque
MANUTENÇÃO

Sexta-feira não haverá atendimento na agência do trabalhador de Cascavel

Imagem de destaque

Acesf: confira o obituário de Londrina e região

Imagem de destaque
CAFÉ COM NEGÓCIOS

Casais que empreendem juntos poderão participar de evento gratuito de network

Imagem de destaque

Confira o funcionamento do comércio para o final de semana de Londrina

A criação de um Fundo Penitenciário Municipal permitirá o recebimento de repasses diretos do Fundo Penitenciário Nacional (FUNPEN), gerido pelo Departamento Penitenciário Nacional, com a finalidade de proporcionar recursos e meios para financiar e apoiar as atividades e os programas de modernização do sistema penitenciário nacional.

Nesse sentido, a audiência pública terá o objetivo de discutir a instituição do fundo e seu gerenciamento, bem como a destinação dos recursos e a formação do Conselho para sua fiscalização.

Assessoria de Imprensa/CMC

© Copyright 2023 Grupo Tarobá