Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Estado e gestores municipais discutem o Planejamento Regional Integrado

22/08/19 às 10:47 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, recebeu nesta quarta-feira (21) prefeitos e secretários municipais da região Oeste do Estado e reafirmou a importância da participação e da construção conjunta do Planejamento Regional Integrado (PRI), que servirá de base para a elaboração do Plano Estadual de Saúde para o período 2020 a 2023.

“Vamos trabalhar diferente do que já foi feito até hoje na saúde. Queremos que os gestores municipais olhem para a sua região e percebam o que têm, o que falta e o que pode ser alterado. Nosso propósito é criar um plano vivo que norteará a saúde para os próximos anos no Paraná”, explicou o secretário.

Durante o encontro, os prefeitos, secretários de saúde e representantes dos municípios esclareceram dúvidas, sugeriram e solicitaram informações sobre o PRI.

Leia mais:

Imagem de destaque
MANUTENÇÃO

Sexta-feira não haverá atendimento na agência do trabalhador de Cascavel

Imagem de destaque

Acesf: confira o obituário de Londrina e região

Imagem de destaque
CAFÉ COM NEGÓCIOS

Casais que empreendem juntos poderão participar de evento gratuito de network

Imagem de destaque

Confira o funcionamento do comércio para o final de semana de Londrina

A a secretária municipal de Saúde de Vera Cruz D’Oeste, Ivete Gonzato Tomazin, disse que é muito relevante a possibilidade de discussão do planejamento. “Sabemos da importância de estarmos fazendo o planejamento e o levantamento das necessidades de cada município, porque cada local tem as suas dificuldades. Com um diagnóstico essas dificuldades vão aparecer”.

Ela explicou também que a regionalização mais estruturada dos serviços será fundamental para um mapa mais claro da saúde estadual. “No PRI eu vou apontar quais são as dificuldades do meu município e também aonde eu tenho algo dos meus serviços que posso oferecer para outros municípios. Pensar também na nossa regional, porque planejamos com o entorno, com os nossos vizinhos”, destacou.

DIRETRIZ - O Planejamento Regional Integrado é um processo que está em desenvolvimento desde maio e se estenderá até dezembro de 2019. O PRI prevê a definição do conjunto de diretrizes, objetivos, metas e ações para a área da saúde que, consolidados, serão a base para o Plano Estadual de Saúde dos próximos anos.

A secretária de Vera Cruz D’Oeste disse que o diagnóstico também vai direcionar serviços que já existem, mas que não estão sendo efetivos. “Também precisamos indicar os serviços que já estão pactuados, mas que ao mesmo tempo não estão funcionando. E aí não adianta ter o serviço oferecido como está ser mantido”.

INEDITISMO - O advogado da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), Jurandir Parzianello, ressalta que o processo do planejamento é inédito. “É uma mudança de paradigma, torcemos para que ele seja eficiente. Todo o planejamento democrático amplia o olhar. A Amop fará uma reunião na próxima semana e esperamos que os 55 municípios do Oeste já levem suas demandas e suas metas com intuito de dinamizar e participar ativamente desse processo”.

As próximas etapas do PRI serão oficinas macrorregionais, finalização dos diagnósticos e consolidação das prioridades para elaboração da primeira versão do plano.

SOLICITAÇÕES - Durante a reunião, os representes da 10ª e da 20ª Regionais de Saúde apresentaram demandas em relação ao atendimento para a ortopedia. O secretário Beto Preto informou que a partir do diagnóstico das regionais, a situação deve ser resolvida. “Com o PRI teremos esse panorama de todo o Paraná. A partir das informações e das necessidades diagnosticadas poderemos planejar e redirecionar investimentos para que sejam supridas as demandas retraídas na área de saúde pública”.

Estiveram presentes prefeitos e secretários de saúde dos municípios de Assis Chateaubriand, Cascavel, Formosa do Oeste, Iracema do Oeste, Jesuítas, Marechal Cândido Rondon, Mercedes, Nova Santa Rosa, Palotina, Quatro Pontes, Santa Helena, Terra Roxa, Toledo e Tupãssi. O deputado estadual Marcel Micheletto também participou do encontro.


Aen PR


© Copyright 2023 Grupo Tarobá