Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Estado não tem ingerência sobre assuntos municipais, diz Prefeitura de Cascavel ao contestar decreto

02/07/20 às 17:27 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O prefeito Leonaldo Paranhos usou as redes sociais, onde falou sobre o recurso apresentado junto ao Governo do Estado para que reveja as medidas de restrições adotadas para Cascavel.

Segundo o prefeito Paranhos, Cascavel é desde o início "extremamente transparente" com informativos completos e diários, e apresentou medidas para "proteção da saúde da população e ao mesmo tempo encontre o equilíbrio com a necessidade econômica" de Cascavel e Região. "O Estado, com o devido respeito, não tem ingerência sobre assuntos próprios do Município, dentre os quais, a organização dos serviços locais, na qual está inserido o poder de determinar o fechamento e abertura do comércio local", afirma a prefeitura no recurso.

O documento foi encaminhado ao setor juridíco da Secretaria de Saúde do Paraná. Em defesa, o município afirmou que estruturou e inaugurou 14 (quatorze) leitos de UTI em um Hospital próprio, com aparelhos adquiridos ainda em 2019 sem necessidade de recorrer aos absurdos valores praticados por outras cidades e estados, e conseguiu até então manter um estoque razoável de equipamentos de proteção individuais, pois implantou no fim de 2019 uma nova CAFI - Central de Abastecimento Farmacêutico e insumos com mais de 3.000m² (três mil metros quadrados) que foi fundamental para os processos de compras e estoque.

Leia mais:

Imagem de destaque
MANUTENÇÃO

Sexta-feira não haverá atendimento na agência do trabalhador de Cascavel

Imagem de destaque

Acesf: confira o obituário de Londrina e região

Imagem de destaque
CAFÉ COM NEGÓCIOS

Casais que empreendem juntos poderão participar de evento gratuito de network

Imagem de destaque

Confira o funcionamento do comércio para o final de semana de Londrina

O documento ainda traz que a cidade aumentou o número de testes realizados, "É preciso reforçar que Cascavel avança na testagem de pacientes suspeitos para a COVID-19. Na semana epidemiológica nº 20 (10/05) foram 165 (cento e sessenta e cinco) exames, na semana epidemiológica nº 24 (07/06) foram 1.110 (um mil e cem) exames, e já na semana epidemiológica nº 26 (21/06) foram 2.000 (dois mil) exames realizados". 

O recurso ainda lembra que a região está no "limiar da safra agrícola" que se inicia nos próximos dias e a abertura do comércio é de fundamental importância para dar suporte a safra e ao seu escoamento.  "A preocupação com a safra foi manifestada pelo Sindicato Rural de Cascavel ao protocolar junto ao Município requerimento pela abertura do comércio em razão da safra que se inicia", completa.

Veja o documento completo: 

Recurso prefeitura Cascavel.pdf


© Copyright 2023 Grupo Tarobá