Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Exames confirmam mais sete casos de raiva animal em Ampére

01/08/19 às 15:18 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR) revelou para a reportagem das Rádios Ampére AM e Interativa FM no final da tarde desta quarta-feira, 31, que foram confirmados mais sete casos de raiva animal em Ampére, sudoeste do Estado. Dos oito exames que aguardavam resultado apenas um deu negativo. Oficialmente, segundo a ADAPAR, são oito casos que deram positivo a doença no município. O primeiro teve a confirmação no dia 24 do mês passado.
 
A médica veterinária e fiscal de defesa agropecuária da ADAPAR de Realeza, Luiza Coutinho, esclarece que o trabalho para conter o foco continua. “Nossas equipes estão na região do foco visitando as propriedades e orientando os agricultores sobre as medidas que devem ser tomadas. Sobre esses novos sete casos os exames foram revelados ontem. Foram feitas oito coletas de amostras e um deu negativo. Nessa situação será feita prova biológica para tirar as dúvidas. Dos animais positivos seis são bovinos e um equino.”
 
As comunidades afetadas pelo problema são Linha São Paulo, Bom Princípio, Santa Luzia, Água Doce e Scariot. A Secretaria de Saúde informou que na noite desta quarta-feira assim que recebeu a confirmação dos casos já iniciou a vacinação das pessoas que tiveram contato com esses animais. O secretário Robson Sari explicou que algumas foram atendidas no Hospital Santa Rita. “Hoje vamos tomar outras medidas e conversar com a 8ª Regional para discutir algumas situações. Nossa equipe da Vigilância Sanitária também está acompanhando esse caso para evitar problemas em animais menores como cachorros e gatos.”
 
Ele revelou ainda que uma pessoa que teve contato com um animal infectado receberá soro antirrábico. “A recomendação desse caso é que entre com soro e esse paciente está sendo acompanhado. É um homem que teve contato com animal que morreu em virtude da doença. Após avaliação médica a orientação é que ele tomasse o soro para agir de forma mais rápida no organismo e evitar qualquer complicação.”

Fonte: Julio Cesar Alves/Rádio Ampére e Interativa FM - PP News

© Copyright 2023 Grupo Tarobá