Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Florir Toledo: protagonismo na transformação social

19/10/18 às 10:25 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Como transformar a vida de um jovem? Essa é uma pergunta que todos deveriam se fazer. Em Toledo, esse é um questionamento que desde 2005 já faz parte do cotidiano da população com a implementação do Programa Florir Toledo, um dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) voltado para o público adolescente. Uma iniciativa que abre portas de oportunidades para os jovens. 

 

Por meio do convívio grupal, seu objetivo é fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. O SCFV possui um caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades dos usuários.

Leia mais:

Imagem de destaque
MANUTENÇÃO

Sexta-feira não haverá atendimento na agência do trabalhador de Cascavel

Imagem de destaque

Acesf: confira o obituário de Londrina e região

Imagem de destaque
CAFÉ COM NEGÓCIOS

Casais que empreendem juntos poderão participar de evento gratuito de network

Imagem de destaque

Confira o funcionamento do comércio para o final de semana de Londrina

 

Desde a abertura do Programa, aproximadamente 1200 jovens já passaram pelo Florir. Entre eles, Lucas G. de 16 anos, que há quase 2 anos está inserido no Programa. Lucas era um garoto isolado que devido a problemas pessoais necessitou ir à uma psicóloga. Após um período de acompanhamento psicológico, foi sugerido aos seus familiares que fizesse alguma atividade diferente do que ele estava acostumado.

 

“Quando cheguei no Florir não imaginei como seria bom para minha vida. Todo a solidão que eu sentia antes acabou. Meus problemas melhoraram bastante pois, com os meus colegas não me sinto mais sozinho. E com toda a ajuda e cursos que tive aqui, decidi que em breve quero me tornar enfermeiro, e ajudar as pessoas”, disse o adolescente.

 

No local, 60 jovens são atendidos por ano, separados em dois turnos, manhã e tarde. 

 

Atendimento especial que transforma vidas

 

O nome, Florir Toledo, resume bem o que é ofertado dentro do espaço. Além das dinâmicas relacionadas ao cuidado e conscientização ambiental, como aprender a fazer a preparação da terra ou o plantio de novas plantas, há atividades culturais, de lazer e esportivas realizadas em grupo. É uma forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares, além de fortalecer o vínculo entre os participantes do programa com a comunidade em geral.

 

O Coordenador do Florir, Oséias Soares dos Santos, explica que a dinâmica de capacitações dos participantes tem como objetivo principal a preparação dos adolescentes para a vida adulta. “O foco do programa é que seus participantes ampliem seus conhecimentos, e, que a possibilidade e a preparação para uma boa atuação na sociedade seja exaltada. Tendo assim um espaço de percepção das relações humanas e com a vida em sua totalidade”, explica Oséias.

 

O Florir acolheu também Vitor E. de 16 anos que frequenta as atividades desde os 11 anos, quando acompanhava esporadicamente o primo mais velho. Ele disse que assim que completou 13 anos, idade mínima para inserção, logo se inscreveu para participar do projeto. “Se não fosse pelo programa provavelmente eu estaria na rua ou coisa pior. Sei que é algo que está sendo muito bom para mim e nesses cinco anos que estou aqui só cresci como ser humano”, disse Vitor.

 

Florir; Crescer; Ser Belo e aparecer

 

O Florir transformou a vida de Paulo Esdras, de 19 anos. Ele ficou durante cinco anos no Florir e conta que aprendeu muito sobre o que era ensinado. “Durante esse período que participei do programa foi algo excelente para minha vida. Foi uma participação muito boa, uma experiência que levarei para toda a minha vida”. Durante esse período Paulo conhecia tão bem das atividades do Florir que ele foi designado para auxiliar, junto à equipe, às delegações de outros países que vinham para o Brasil e conhecer o Florir Toledo.

 

“Foram tantos cursos e atividades que participei que após sair do programa pude estar preparado e capacitado para o mercado de trabalho. Hoje faço parte da equipe do Hospital Bom Jesus e graças ao que aprendi quero buscar cada vez mais melhorar a minha vida. No momento já estou finalizando o meu curso técnico de administração e quando entrei nele eu ainda estava no Florir”, finaliza Paulo.

 

Atividades 

 

Além do foco ambiental que já é bastante conhecido pela população, através das outras atividades proporcionadas o programa também busca aperfeiçoar habilidades que são fundamentais para o desenvolvimento individual e social dos adolescentes. Visando estimular a sua participação, os adolescentes inseridos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, recebem uma bolsa-auxílio no valor de R$ 130,00, estipulado por meio da Lei Ordinária “R” nº 3 de 2017, que pode ser consultada clicando aqui. 

 

Como chegar até o Florir Toledo?

 

O Programa atende adolescentes de 13 a 17 anos, que estejam inseridos no Cadastro Único para Programas Sociais. Para participar deste e outros Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, deve-se procurar um dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), que são os responsáveis pela inserção.

 

O espaço fica localizado na Rua Corbélia nº 830, no Jardim Santa Maria. O telefone é o (45) 3379-1588, tendo os e-mails [email protected] ou [email protected].  O horário de atendimento é na parte da manhã das 8h às 11h30 e a tarde das 13h30 às 17h. 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá