Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Geração de energia e adubação com dejetos de animais são temas de palestra no sindicato

24/04/19 às 07:28 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O Sindicato Rural de Cascavel promoverá na quinta-feira (25), às 19h, um evento gratuito sobre geração de energia e adubação com dejetos de animais. O objetivo é apresentar as vantagens de investir no setor e tornar a atividade ainda mais sustentável. Estudantes, suinocultores, pecuaristas, avicultores e todos os produtores em geral são bem-vindos. 

Serão dois palestrantes. O primeiro é Luz Antônio Zanão Junior, doutor em solos e pesquisador do Iapar (Instituto Agronômico do Paraná) de Santa Tereza do Oeste. Ele falará sobre as vantagens da utilizando de biofertilizantes gerados por biodigestores, quais as dosagens corretas e quanto eles podem gerar de economia nas lavouras.

Já Rafael Ghelere, engenheiro eletricista, apresentará como fazer as instalações dos sistemas de geração de energia, quais propriedades se enquadram e os custos. Além disso, ele representa a recém formada Cooperoeste, empresa que surgiu com o intuito de atender uma demanda crescente regional por energia mais barata. “Além disso, ela também atende interesses de investidores, que querem investir em energia renovável de alguma forma, seja hidrelétrica, biogás ou solar, e não tem uma comercialização garantida ou porte para entrar no mercado livre de energia”, comentou.

Leia mais:

Imagem de destaque
MANUTENÇÃO

Sexta-feira não haverá atendimento na agência do trabalhador de Cascavel

Imagem de destaque

Acesf: confira o obituário de Londrina e região

Imagem de destaque
CAFÉ COM NEGÓCIOS

Casais que empreendem juntos poderão participar de evento gratuito de network

Imagem de destaque

Confira o funcionamento do comércio para o final de semana de Londrina

Rafael já realizou mais de 32 projetos no ramo e afirma que além de fornecer energia para a propriedade e os biofertilizantes, a energia excedente pode ser vendida à cooperativa. “É uma oportunidade para vender o excedente de biogás produzido com resíduos de aviários, suínos, confinamentos bovinos, solar ou via PCHs (pequenas usinas hidrelétricas para quem tem um rio que cruza a propriedade e com potencial de geração elétrica). É um estímulo para quem ainda não fez um investimento no reaproveitamento desses resíduos a fazer”, informou.

Fonte: assessoria Sindicato Rural

© Copyright 2023 Grupo Tarobá