Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Hábito de leitura ajuda a expandir o vocabulário e o repertório cultural

08/04/20 às 15:04 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O hábito da leitura pode estar presente em algumas pessoas desde a infância e, em outras, precisa ser fixado na adolescência ou na vida adulta. O importante é não subestimar o poder de manter a leitura em ordem, já que, além de agregar conhecimento, seja ele científico ou não, também aumenta o vocabulário e o repertório cultural.

Ela é ainda mais necessária para as pessoas que pretendem realizar algum tipo de vestibular. Isso porque essas provas são conhecidas por trazerem grandes enunciados, que podem cansar os candidatos que não possuem tanta prática na área. Além disso, contam com as redações, que devem conter argumentos coesos e coerentes.

Assim, quanto maior o número de exemplos de como construir argumentos sólidos, maior será a base de conhecimento sobre como usar bem o português para concursos e produções textuais. Entretanto, nem sempre é fácil conseguir criar o hábito de ler todos os dias, principalmente dependendo da idade em que a pessoa começa a ter contato com a língua.

Leia mais:

Imagem de destaque
MANUTENÇÃO

Sexta-feira não haverá atendimento na agência do trabalhador de Cascavel

Imagem de destaque

Acesf: confira o obituário de Londrina e região

Imagem de destaque
CAFÉ COM NEGÓCIOS

Casais que empreendem juntos poderão participar de evento gratuito de network

Imagem de destaque

Confira o funcionamento do comércio para o final de semana de Londrina

Deste modo, há diversas teorias e métodos que ajudam a inserir a atividade na rotina. A primeira pesquisa teórica foi feita pelo cirurgião plástico norte-americano Maxwell Maltz, que percebeu, ainda na década de 1960, que seus pacientes levavam 21 dias para assimilar os benefícios da mudança de um dos procedimentos cirúrgicos. Deste modo, ficou delimitado que esse era o período que o cérebro levava para tornar uma atividade em um hábito, como a leitura, por exemplo.

Sendo assim, para conseguir realizar uma atividade quase que “no modo automático”, sem que o início dela seja algo sofrido, são necessários 21 dias repetindo essa ação. Realizar as tarefas no mesmo horário sempre ajuda que o cérebro se acostume ainda mais com a prática.

Para o psicólogo e pesquisador britânico Jeremy Dean, no entanto, o tempo de criação do hábito irá depender de vários fatores, como o próprio indivíduo e a natureza da atividade. Assim, o período mínimo seria de 21 dias, mas poderia se estender, como o hábito de praticar esportes, que pode levar até 80 dias para ser fixado.

Consequentemente, para conseguir manter o hábito da leitura e compreender bem os textos, é necessário que a atividade seja feita todos os dias, preferencialmente nos mesmos horários. Com o passar do tempo, será possível ler mais rapidamente, sem prejudicar a absorção do conteúdo. Outra coisa observável é o aumento da concentração e atenção nos momentos de leitura.


Alice Bachiega

© Copyright 2023 Grupo Tarobá