Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Lixo reciclável será colocado em "quarentena"

26/03/20 às 08:50 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A coleta seletiva em Cascavel continuará ocorrendo normalmente, mas os materiais serão colocados em  "quarentena" por no mínimo 72 horas para posteriormente ser feita a triagem. A medida é preventiva e tem como objetivo evitar a disseminação do novo coronavírus (Covid-19), já que estudos são unânimes em afirmar que o vírus desaparece da superfície após esse período. 

A Secretaria de Meio Ambiente irá definir o espaço que será utilizado para armazenar o material antes da triagem. Ao contrário de alguns municípios que neste período de pandemia estão levando os resíduos recicláveis para aterros sanitários, Cascavel optou em fazer a quarentena para dar sequência ao processo de reutilização dos materiais. 

O secretário de Meio Ambiente, Wagner Yonegura, destaca que a medida segue uma recomendação do Ministério Público. Ele destaca que, nesse período delicado, a população pode ajudar a manter a cidade limpa ao manter o hábito de separar os materiais recicláveis. 

Leia mais:

Imagem de destaque
MANUTENÇÃO

Sexta-feira não haverá atendimento na agência do trabalhador de Cascavel

Imagem de destaque

Acesf: confira o obituário de Londrina e região

Imagem de destaque
CAFÉ COM NEGÓCIOS

Casais que empreendem juntos poderão participar de evento gratuito de network

Imagem de destaque

Confira o funcionamento do comércio para o final de semana de Londrina

"Esse material que vai ser utilizado para a reciclagem vai ficar num depósito provisoriamente, num período de quarentena, para evitar que haja alguma contaminação que possa ser transmitida para as pessoas que manipulam. Ele vai ficar num local fechado, já dedetizado, para quando passar esse período todo o coletor que sobrevive desse material possa ter a fonte de renda garantida", diz o secretário.

Em Cascavel, aproximadamente 200 famílias sobrevivem diretamente dos recursos arrecadados com o material separado pelos moradores. 

Yonegura destaca a importância de separar o material de forma adequada. "Estamos recebendo informações de que está chegando luvas, máscaras e, inclusive, fraldas junto com a coleta seletiva, então é um material que vai ser descartado e causa risco para quem manipula", destaca.

Um dos cuidados é com latas ou embalagens longa vida que precisam ser lavadas antes da destinação à coleta seletiva. Ele explica que os resíduos orgânicos que ficam nas embalagens atraem roedores, insetos e outros animais, inviabilizando o material, que pode ser acondicionado em sacos plásticos específicos para recolhimento de lixo, caso a pessoa não possua bolsas de ráfia. 

Durante o período de crise causado pela pandemia do coronavírus, a coleta de lixo domiciliar (normal), as varrições de ruas e limpeza dos espaços públicos continuarão normalmente.


Assessoria

© Copyright 2023 Grupo Tarobá