Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Mais um caso de dengue é confirmado em Maripá

03/05/19 às 15:39 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O Município de Maripá confirmou esta semana o segundo caso positivo de dengue e o número de casos suspeitos aumenta a cada dia. Já são 41 casos notificados e 27 que aguardam o resultado do exame. O município segue em estado de alerta e o risco de uma epidemia de dengue é considerável, visto que são necessários apenas 18 casos para que o surto da doença ocorra em Maripá.

A secretária de Saúde, Andréia Bento Maria Scudeller, destaca que os casos registrados são apenas uma amostragem, pois podem existir muitos outros de pessoas que não procuram os serviços de saúde pública do município. “Além disso, os sintomas que estão sendo observados nos pacientes doentes têm sido muito severos e preocupam também a assistência a ser prestada. Estamos em estado de alerta e precisamos da colaboração da comunidade para evitar que os casos aumentem, pois é responsabilidade dos moradores vistoriarem suas residências para eliminar possíveis criadouros do mosquito”, ressalta.

A Secretaria de Saúde segue com as ações de orientação e dá algumas dicas para evitar criadouros do mosquito Aedes aegypti:

Leia mais:

Imagem de destaque
MANUTENÇÃO

Sexta-feira não haverá atendimento na agência do trabalhador de Cascavel

Imagem de destaque

Acesf: confira o obituário de Londrina e região

Imagem de destaque
CAFÉ COM NEGÓCIOS

Casais que empreendem juntos poderão participar de evento gratuito de network

Imagem de destaque

Confira o funcionamento do comércio para o final de semana de Londrina

Recomenda-se vistoriar e limpar o quintal e a residência frequentemente, ao menos uma vez por semana, principalmente após as chuvas. Deve-se prestar atenção em calhas, lajes, coletores de água da geladeira e de aparelhos de ar condicionado, pratos de plantas, árvores, incluindo galhos e raízes, bananeiras e outras plantas, piscinas, potes de bebedouros de animais, ralos, vasos sanitários e caixas d’água, deixando-os sempre limpos. O lixo doméstico deve ser eliminado diariamente, devendo ser abrigado em local coberto até o dia da coleta. Os proprietários de terrenos baldios ou terrenos da área urbana que estão sendo utilizados para plantio devem fazer a capina mecânica com frequência para eliminar o mato e ervas daninhas, além de fazer a recolha de lixo que eventualmente está espalhado no terreno. Quando há casos notificados, as agentes de saúde realizam a aplicação de UBV costal (veneno) e, neste momento, é importante que as residências sejam abertas a fim de atingir a maior distância possível, dentro e fora de casa.

DENÚNCIAS – A Secretaria de Saúde tem registrado casos de pessoas que têm jogado lixo na casa de vizinhos e em terrenos baldios. Neste caso, quando possível a identificação do infrator, este será notificado e estará sujeito às penalidades previstas em lei.

Denúncias podem ser feitas no Setor de Vigilância em Saúde ou pelos contatos (44) 3687-1133 ou (44) 3687-1572, no ramal 2312. Em caso de dúvidas, a população deve procurar a Secretaria Municipal de Saúde.

Fonte: Toledo News

© Copyright 2023 Grupo Tarobá