Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Mananciais da Serra são atrações extras do verão paranaense

28/01/20 às 09:31 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A cidade de Piraquara guarda uma riqueza incalculável para boa parte da população da Região Metropolitana de Curitiba: a sua principal fonte de água ou os chamados Mananciais da Serra. Eles são parte de uma Área de Preservação Ambiental (APA) e compõem o Parque Estadual Pico do Marumbi e o Roteiro Caminho Trentino de Piraquara, que são atrações especiais e pouco conhecidas do verão paranaense.

Os Mananciais da Serra ocupam um espaço que se estende da divisa de São José dos Pinhais até a área central de Piraquara, e são uma opção para quem quer ter contato com a natureza bem perto de Curitiba. As visitações, gratuitas e aos finais de semana, englobam caminhadas na Mata Atlântica e tour pela história da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar).

Distante cerca de 40 quilômetros do centro da Capital, os Mananciais da Serra guardam os primeiros reservatórios de Curitiba, fundamentais para a cidade no começo do século 20. Outro diferencial é a programação permanente que a Sanepar mantém no local. A vida nos Mananciais da Serra está exposta na Casa da Memória, espaço que preserva parte importante da história do saneamento no Estado.

Leia mais:

Imagem de destaque
MANUTENÇÃO

Sexta-feira não haverá atendimento na agência do trabalhador de Cascavel

Imagem de destaque

Acesf: confira o obituário de Londrina e região

Imagem de destaque
CAFÉ COM NEGÓCIOS

Casais que empreendem juntos poderão participar de evento gratuito de network

Imagem de destaque

Confira o funcionamento do comércio para o final de semana de Londrina

No Centro de Educação Socioambiental Mananciais da Serra (Ceam), a exposição A História da Barragem do Cayuguava conta os bastidores da primeira grande barragem para reservação de água da Sanepar, inaugurada em 1979.

PASSEIOS - As caminhadas têm duração de no mínimo uma hora (ida e volta). O programa de visitação aos Mananciais da Serra é ideal para passeios em família ou em grupos, e é possível fazer alguns trajetos de bicicleta.

Espécies nativas da flora e da fauna enfeitam a paisagem ao longo do caminho, passando pelas trilhas do Carvalhinho e do Santuário São Francisco, com 500 metros de percurso cada, pela Trilha do Salto, de um quilômetro, rumo à Trilha da Chaminé, com 1,5 quilômetro de extensão e, por fim, a Estrada do Carvalho, com percurso de 2,5 quilômetros.

“A possibilidade de visitação faz com que as pessoas tenham acesso aos recursos naturais do Estado, da sua biodiversidade, e compreendam que nós dependemos dela no dia a dia. Isso facilita com que tenhamos uma mudança na cultura, na ideia de conservação, que precisa ser passada para as próximas gerações”, afirma Rafael Andreguetto, diretor do Patrimônio Natural do Instituto Água e Terra.

MANANCIAIS - Os Mananciais da Serra são mantidos pela Sanepar, Instituto Água e Terra e Prefeitura de Piraquara. A Sanepar é responsável pela manutenção, administração e controle de acesso ao espaço, recebendo suporte de pessoal para atendimento por parte da prefeitura.

“Na chegada o visitante faz um cadastro obrigatório e recebe orientações de segurança e uso do local, e logo depois é liberado para fazer as trilhas. A visitação é limitada apenas a caminhada e contemplação, mas também é possível fazer piqueniques em família”, explica Walmir Santos, educador socioambiental da Sanepar.

A qualidade da água vinda dos Mananciais é garantida graças a uma legislação de proteção da Mata Atlântica, que inibe atividades potencialmente poluidoras na região. Criada em 1996, a APA possui 88 km² pertencentes à Bacia Hidrográfica do Rio Piraquara, importante contribuinte para a Barragem Piraquara I.


AEN-PR

© Copyright 2023 Grupo Tarobá