Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Município reduz cobrança de tributos feita pela Receita Federal

04/06/20 às 21:19 - Escrito por Da Redação
siga o Tarobá News no Google News!

Desde 2012, o município recorria sobre a cobrança de valores referentes ao PIS/PASEP, devidos em 2008 e 2009 e que já haviam sido pagos. No entanto, por divergências de cálculo, a Receita Federal havia autuado a Prefeitura, cobrando uma diferença no total de R$ 1.504.923,43. Mediante análise favorável para o recurso que a Prefeitura apresentou para a Receita Federal, esse valor inicial foi reduzido para R$628,12.

Embora a decisão tenha sido positiva, com a redução da cobrança a um valor irrisório em relação à quantia original, a prefeitura ainda recorre, pois considera que o pagamento foi feito corretamente na época. De acordo com a Procuradoria-Geral do Município (PGM), o questionamento dos valores ocorreu em processo administrativo, sem acionar a esfera judicial.  E a autuação ocorreu, pois, para a Receita Federal, dados como o valor transferido à Caapsmlpelo Município, e transferências relativas ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB), deveriam compor a base de cálculo desses tributos.

Por discordar dessa posição, a PGM, com o apoio da Controladoria-Geral no cálculo, abriu um processo administrativo na própria Receita Federal. Foram apresentados os cálculos que o Município, por meio da Controladoria-Geral, efetuou para gerar o pagamento desses tributos e os instrumentos legais relacionados. E, este ano, foi divulgada a decisão de que os pagamentos estavam corretos.

Leia mais:

Imagem de destaque
MANUTENÇÃO

Sexta-feira não haverá atendimento na agência do trabalhador de Cascavel

Imagem de destaque

Acesf: confira o obituário de Londrina e região

Imagem de destaque
CAFÉ COM NEGÓCIOS

Casais que empreendem juntos poderão participar de evento gratuito de network

Imagem de destaque

Confira o funcionamento do comércio para o final de semana de Londrina

A expectativa da Prefeitura de Londrina é conseguir aplicar esse montante em investimentos para a cidade, já que os valores utilizados para quitar tributos como o PIS/PASEP são recursos próprios. Assim, a quantia poderá ser destinada a investimentos em educação, saúde, assistência social, obras e outras melhorias para o cidadão.

Com N.com

© Copyright 2023 Grupo Tarobá