Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

No aniversário de 85 anos do Crea-PR, Cascavel vai ganhar nova sede

05/06/19 às 07:50 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Inovação. Essa é a palavra que define os novos rumos do Crea-PR, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná, no seu aniversário de 85 anos, comemorado em 11 de junho de 2019. Assim como nas demais instituições, empresas e marcas, o desafio do momento no Conselho é encontrar formas de manter sua pertinência e relevância em um novo cenário nacional, que engloba a implementação de novidades tecnológicas, a agilidade e a simplificação de processos. Referência nacional em eficiência, gestão e qualidade, o principal desafio do Crea-PR é ingressar nos 85 anos mantendo o seu padrão de excelência, buscando sempre o aprimoramento para uma prestação de serviços assertivos para a sociedade.

 E um bom exemplo dos novos rumos do Crea-PR para 2019 é o projeto de construção da nova sede da Regional Cascavel. O Presidente do Crea-PR, Ricardo Rocha, comemora o andamento do projeto. “Após muita espera o projeto vai sair do papel e em breve se tornará realidade para atender ainda melhor Engenheiros de toda a região Oeste do Estado”, afirma.

 A sede Regional Cascavel conta com 336 metros quadrados, porém, esse prédio de quase 40 anos será demolido e dará lugar a um novo, com área triplicada, passando para quase mil metros quadrados de área construída. A estrutura  fica nas esquinas das ruas Rio Grande do Sul com a rua Presidente Bernardes, no centro da cidade. No local haverá um subsolo para estacionamento, térreo, auditório para 86 lugares e área ampla de vivência no piso superior. O investimento chega a três milhões de reais.

Leia mais:

Imagem de destaque
MANUTENÇÃO

Sexta-feira não haverá atendimento na agência do trabalhador de Cascavel

Imagem de destaque

Acesf: confira o obituário de Londrina e região

Imagem de destaque
CAFÉ COM NEGÓCIOS

Casais que empreendem juntos poderão participar de evento gratuito de network

Imagem de destaque

Confira o funcionamento do comércio para o final de semana de Londrina


 Autossustentabilidade e acessibilidade

 A nova sede do Crea-PR em Cascavel pretende ser exemplo para a cidade e região em termos de sustentabilidade. O novo prédio será totalmente autossustentável. O projeto conta com um moderno sistema solar fotovoltaico que irá gerar sua própria energia para consumo. Esse sistema terá ainda a certificação Procel, que é um selo de qualidade que comprova o uso eficiente da energia elétrica, o combate ao desperdício e a adoção de hábitos de consumo conscientes.

 Outro detalhe pensado no projeto da nova sede que vai proporcionar mais conforto aos colaboradores, Engenheiros e visitantes, é a questão da acessibilidade. Toda a estrutura do novo prédio será acessível de acordo com a legislação e normas vigentes como elevadores nos estacionamentos e acessibilidade nos banheiros, auditório e áreas comuns. Tudo pensado para garantir a segurança e o conforto a idosos e pessoas com deficiência.

 

Zelo com o meio ambiente

No projeto da nova sede um outro ponto voltado ao meio ambiente chama a atenção:  é a “parede verde”. De acordo com pesquisas, os jardins verticais proporcionam inúmeros benefícios. Além de chamar a atenção pela beleza imponente, reduzem os efeitos das ilhas de calor urbanas e da poluição atmosférica, limpando o ar externo de poluentes e poeiras, ajudando a neutralizar os índices de carbono resultantes das emissões de combustível.

As plantas também melhoram a qualidade do ar interno e atuam como uma barreira natural de isolamento acústico. A superfície verde bloqueia sons de alta e até mesmo de baixa frequência. Além disso, os jardins verticais aumentam a biodiversidade criando habitats para aves e inseto, além de reduzir o stress e proporcionar bem-estar aos humanos. A “parede verde” da nova sede do Crea em Cascavel vai proporcionar todos esses benefícios além de trazer a beleza da natureza para o centro da cidade.

Ainda sobre consciência ambiental, o projeto conta com um sistema de captação da água da chuva para reaproveitamento. Em tempos de crise hídrica, essa é uma maneira altamente sustentável de economizar água para fins não potáveis. O novo prédio vai aproveitar a água da chuva, por exemplo, para irrigação de áreas verdes, limpeza de pisos e uso para descarga em vasos sanitários.

 

O fim de um velho problema

 Atualmente, por se concentrar na área urbana de Cascavel, uma das maiores reclamações de colaboradores e Engenheiros que visitam a sede Regional Crea-PR é a falta de estacionamento. Mas o problema da falta de vagas será solucionado com a construção da nova sede. No projeto há uma área no subsolo para estacionamento, tanto para veículos de funcionários como para visitantes.

 Ainda pensando no bem-estar dos seus colaboradores, Engenheiros e visitantes, haverá um espaço de vivência amplo e agradável na parte superior do prédio para momentos de lazer e descanso. O espaço vai contar com vestiários, banheiros, refeitório, área de vivência e descanso, tudo dentro do que orienta a atual legislação.

 No auditório serão ministradas palestras, cursos e eventos voltados para a discussão da profissão, a valorização profissional e a fiscalização dos Conselhos das diversas áreas das engenharias.

 O Gerente do Crea-PR Regional Cascavel, Geraldo Canci, afirma que o projeto está pronto e a intenção é começar as obras no início do ano que vem. “Estamos aguardando as certificações. Dentro de no máximo 120 dias iniciaremos o processo de licitação para começarmos a obra no início de 2020. E como essa é uma obra complexa e inovadora, acreditamos que dentro de um ano e meio estaremos inaugurando a nossa nova sede”, explica.

 Geraldo Canci lembra ainda que o intuito do Crea-PR é que a nova sede em Cascavel seja um exemplo de modelo de construção sustentável para a região Oeste do Paraná. “Todos os detalhes do projeto foram pensados para garantir um ambiente de trabalho agradável e prazeroso aos nossos colaboradores, além, é claro, de podermos receber nossos Engenheiros e visitantes num ambiente inovador e que seja exemplo para Cascavel e região em termos consciência ambiental e acessibilidade”, conclui.

 O Crea Cascavel atende 52 municípios da região Oeste do Paraná. Engenheiros ainda contam com as inspetorias nos municípios de Foz do Iguaçu, Medianeira, Toledo e Marechal Cândido Rondon.


Sobre o Crea PR

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), criado no ano de 1934, é uma autarquia responsável pela regulamentação e fiscalização dos profissionais da empresa das áreas da engenharia, agronomias e geociências. Além de regulamentar e fiscalizar, o Crea-PR também promove ações de atualização e valorização profissional por meio de termos de fomentos disponibilizados via Editais de Chamamento.

 


Assessoria de Imprensa

© Copyright 2023 Grupo Tarobá