Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Paulo Porto defende isolamento “Itália e EUA sejam observados”

06/04/20 às 16:02 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A pandemia que o mundo passa por esse momento deixa todos com muitas dúvidas. Não se sabe o procedimento correto para diminuir os impactos da doença no local onde convivemos. A alternativa mais sensata que o mundo todo deixa como exemplo é o isolamento social, sem contato, sem aglomeração de pessoas, o vírus se dissemina com menos velocidade. Exemplos da Itália e dos Estados Unidos, que demoraram em iniciar o isolamento nos mostra quão desastrosa foi essa decisão.

Para o vereador Paulo Porto (PT), neste momento de grave crise sanitária e econômica é necessário estar acima de bandeiras e partidos. O momento é de união e solidariedade, na luta de todos e em defesa de todos no combate ao Covid-19. Em Cascavel, o poder executivo, iniciou a prevenção com antecedência e com firmeza nas decisões e sabe-se que o combate ao Coronavírus está dividido em três etapas, a primeira é de combate a propagação do vírus a partir da melhor estratégia que temos até então que é o isolamento social de forma horizontal, a segunda é ampliação e organização do sistema público de saúde para o atendimento dos eventuais contaminados e a terceira é a criação de programas de auxilio financeiro as famílias em isolamento, em especial dos trabalhadores mais vulneráveis e as pequenas empresas do nosso município. “Por isso entendemos que é prematura a reabertura do nosso comércio”, diz Porto. “Todas as experiências neste sentido mostram que países como a Itália, a Espanha e os Estados Unidos estão pagando um preço altíssimo por que privilegiaram as empresas e a economia em vez de priorizar a ciência e a saúde da população”, afirma. “Por isso nos preocupa a prefeitura optar pela reabertura, mesmo que gradual, do nosso comércio”, conclui. Para o vereador o executivo deve continuar insistindo no isolamento social horizontal, que é o modelo onde todos devem ficar isolados.

Paulo Porto ainda defende a moratória nas dívidas públicas dos municípios para que o dinheiro seja utilizado para o combate da pandemia. Cascavel, somente este ano, pagará cerca de R$ 21 milhões em juros, prestações e amortizações de dívida pública. Esse valor significa 7% de todo orçamento anual da SESAU (Secretaria Municipal de Saúde). “Neste momento nós não podemos abrir mão deste dinheiro. Recursos que podem e devem ser utilizados na criação de programas de auxilio as famílias pobres e vulneráveis que devido ao isolamento social se tornam mais vulneráveis ainda”, defende Porto. “Neste momento cabe as pessoas permanecerem em casa e cabe a prefeitura, ao Estado e a União políticas públicas que garanta dignidade a estas pessoas, e dignidade é comida na mesa, é gás de cozinha, é água e luz”, complementa o vereador. Porto cobra ainda que a SEMED (Secretaria Municipal de Educação) distribua a merenda escolar para toda as crianças da rede municipal e não somente para as cadastradas no programa Bolsa Família, o que Cascavel ainda não faz.

Leia mais:

Imagem de destaque
MANUTENÇÃO

Sexta-feira não haverá atendimento na agência do trabalhador de Cascavel

Imagem de destaque

Acesf: confira o obituário de Londrina e região

Imagem de destaque
CAFÉ COM NEGÓCIOS

Casais que empreendem juntos poderão participar de evento gratuito de network

Imagem de destaque

Confira o funcionamento do comércio para o final de semana de Londrina

Para Porto, é necessário ter claro que as decisões tomadas agora irão repercutir nas próximas semanas e é momento do executivo tomar as decisões. “Que neste momento, o executivo tenha a coragem e a lucidez de tomar as melhores decisões para Cascavel, estaremos aqui para defende-lo e apoia-lo”, conclui Paulo Porto.

Assessoria 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá