População reclama de descarte irregular de lixo em Boa Vista

Redação Tarobá News
Cotidiano | Publicado em 17/05/2019 às 13:16

Em Boa Vista da Aparecida os moradores convivem com o armazenamento do lixo dentro do município.  A TV Tarobá recebeu uma denúncia que de o lixo está sendo deixado em local impróprio.

O lixo fica ali exposto no caminhão que está dentro do pátio de máquinas da Prefeitura de Boa Vista da Aparecida. Tem até lixo espalhado no chão e o cheiro tem atrapalhado até os comerciantes das proximidades. 

Veja o vídeo que chegou até a TV Tarobá por meio de uma denúncia, veja que O lixo é colocado deste caminhão de uma empresa particular para uma caçamba da prefeitura e tem mais lixo No local tem mais um caminhão da mesma empresa e outra caçamba carregada de lixo. O transbordo é feito ali mesmo, o local é  impróprio.

Em Boa Vista da Aparecida a coleta do lixo é feita pelo município. O caminhão que é usado seria fretado pela prefeitura com uma empresa particular e custa em torno de R$ 8 por mês. Todo o lixo é transportado da cidade até Nova Esperança, que fica a 100 mil Km da cidade.

O plano nacional de resíduos sólidos preconiza a identificação de áreas favoráveis para disposição final ambientalmente adequada de rejeitos, o ideal é que local seja isolado de animais e de pessoas.

O plano inclui metas para a eliminação e recuperação de lixões. Estas metas estão associadas a inclusão social e a emancipação econômica de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis.

A lei 12305 de 2010 determina ainda procedimentos operacionais e especificações mínimas a serem adotadas nos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos . Além de indicadores de desempenho operacional e ambiental dos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos. Além de metas de redução, reutilização, coleta seletiva e reciclagem para reduzir a quantidade de rejeitos encaminhados para disposição final adequada dentro das normas ambientais. 

Confira a nota da empresa na integra: 

A empresa Sabiá Ecológico Transporte de Lixo Eireli, diante da denúncia vinculada pela Ong Vigilantes da Gestão, esclarece que sua prestação de serviços no município de Boa Vista da Aparecida/PR se restringe exclusivamente ao recebimento de resíduos sólidos em seu aterro sanitário, que está devidamente licenciado, e que, conforme contratado, apenas locou um  caminhão  coletor de resíduos para a mesma municipalidade, cabendo integralmente ao município e seus funcionários, dirigir e proceder a coleta de resíduos naquela cidade. Na oportunidade ainda repudiamos mais uma denúncia oportunista e de má fé feita pela estranha entidade Vigilantes da Gestão, liderado pelo famigerado Sir Carvalho, que vem sendo useiro e vezeiro a perseguir a empresa Sabiá Ecológico. A pergunta continua sem resposta, quem é Sir Carvalho? Que interesses e que empresas defende Sir Carvalho? A resposta virá em breve.



Relacionados

Cascavel | 25-05-2019 12:43

Catarinenses vivem na estrada colecionando memórias de lugares

Catarinenses vivem na estrada colecionando memórias de lugares

Foz do Iguaçu | 25-05-2019 12:40

Moradores do Porto Belo reclamam da estrutura de UBS

Moradores do Porto Belo reclamam da estrutura de UBS

Cascavel | 25-05-2019 12:39

Pai conta em um misto de alegria e alívio sobre o parto do filho

Pai conta em um misto de alegria e alívio sobre o parto do filho

Ponta Grossa | 25-05-2019 10:26

Justiça Eleitoral cancela 4,4 mil títulos em Ponta Grossa

Justiça Eleitoral cancela 4,4 mil títulos em Ponta Grossa

PUBLICIDADE