Londrina
Cascavel

TV Tarobá

Tarobá FM

  • Londrina
  • Cascavel

População se revolta com descarte de 15.000 livros em Santo Antônio do Sudoeste

18/07/18 às 09:29 - Escrito por Redação Tarobá News

Várias moradores do município de Santo Antônio do Sudoeste estão revoltados com o descarte de mais de 15.000 livros da Biblioteca Dona Jupira ocorrido na tarde de ontem (17). De acordo com informações foram necessários três viagens e três caminhões para transportar todos os livros.

Fotos enviadas ao portal Tarobanews mostram um caminhão caçamba com livros jogados e uma pessoa realizando a coleta dos livros. 

Na publicação em uma rede social o morador da cidade, Clodomir Zanini Fiorentin, lamenta: 

“Mais de 40 anos de história, material que auxiliou no aprendizado de milhares de Santoantonienses estão indo para reciclagem. Livros de escritores famosos, descartados por falta de responsabilidade do poder público em manter preservado.” 

A prefeitura Municipal de Santo Antônio do Sudoeste informou que os livros foram descartados devido ao mal estado em que se encontravam. Um laudo da vigilância sanitária apontou que os livros por estarem acumulando bactérias danosas a saúde das pessoas deveriam ser descartados. Cerca de 60 por cento dos livros foram descartados


NOTA DE ESCLARECIMENTO 

“A Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Sudoeste comunica que após seleção técnica, orientada pela responsável pelas atividades do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Paraná, e de laudo da Vigilância Sanitária, parte do acervo literário e didático da Biblioteca Municipal Dona Jupira de Oliveira foi considerado irrecuperável ou desatualizado. Vale considerar que a maioria dos exemplares são duplicados ou livros didáticos fora de uso e que, devido ao alto índice de contaminação por fungos, ácaros e traças, poderiam gerar problemas respiratório e riscos à saúde dos usuários.  Reiteramos que em momento algum foi descartado material que poderia ter uso e que manifestações em redes sociais e por uma parte da imprensa, não representam a verdade.

É importante destacar ainda que com a reforma completa da Casa da Cultura, a Biblioteca Municipal passará para aquele espaço, dispondo de um local adequado para o abrigo do acervo literário, da história e para a pesquisa e incentivo à leitura. 

Por fim, a atual Administração Municipal, nestes 18 meses de mandato, tem demonstrado o seu compromisso com a educação, com a memória e com a cultura, através de ações concretas, seja pela recuperação da Casa da Cultura, pela nova sede da Secretaria de Educação, construção da nova sede do CEEBJAS e com o projeto que vai reformar e modernizar todas as escolas da rede municipal”. ASCOM.


                             

© Copyright 2022 Grupo Tarobá