Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Prefeito Empreendedor: Cascavel é reconhecida pela dedicação e estímulo ao empreendedorismo

22/04/19 às 19:06 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O Município de Cascavel foi reconhecido pela dedicação e pelo estímulo ao empreendedorismo e seus benefícios para a sociedade durante a cerimônia que revelou os finalistas na etapa estadual do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, nesta tarde (22), em Curitiba. O prefeito Leonaldo Paranhos recebeu a homenagem pela apresentação do projeto "Compras Públicas: Uma Oportunidade para os Pequenos Negócios", na categoria "Compras Governamentais de Pequenos Negócios".

Ao todo, esta 10ª edição contou com 41 projetos finalistas nas oito categorias, de um total de 133 inscritos inicialmente, incentivando as boas práticas dos gestores públicos paranaenses. Cascavel ficou classificada nesta categoria junto com os municípios de Terra Roxa, Andirá e Londrina, cidade que levou o primeiro lugar.

Emprego, renda, economia e transparência

Leia mais:

Imagem de destaque
MANUTENÇÃO

Sexta-feira não haverá atendimento na agência do trabalhador de Cascavel

Imagem de destaque

Acesf: confira o obituário de Londrina e região

Imagem de destaque
CAFÉ COM NEGÓCIOS

Casais que empreendem juntos poderão participar de evento gratuito de network

Imagem de destaque

Confira o funcionamento do comércio para o final de semana de Londrina

A geração de emprego e renda, alavancada por pequenos negócios, tem papel fundamental na classificação da nossa cidade na avaliação do Sebrae. A principal inovação do projeto apresentado por Cascavel está na mudança de foco, segundo o secretário de Planejamento e Gestão, Edson Zorek.

"Foram apresentadas as aquisições públicas como uma oportunidade de negócio aos empresários locais, em especial aos micro e pequenos e, não mais, apenas como um processo burocrático que atende meramente à necessidade de suprimento da administração pública", explica Zorek.

Para se ter uma ideia do volume de oportunidades, das 1.513 empresas que venceram processos licitatórios no período de 2017 e 2018, 62% são ME/EPP, 3% são MEI e as demais 35% outros tipos de empresas. Incluindo-se os 3% de microempreendedores individuais, o percentual sobe para 65% na participação de R$ 601.265.114,21 homologados. Desse montante, 55% foram vendidos por empresas de Cascavel e do Oeste do Paraná e 21% por empresas do Paraná, o que significa que 85% da movimentação financeira ficou no Estado, um total de R$ 516,8 milhões.

A ampla concorrência também possibilitou economia nos certames. "De uma média histórica de economia de 10,22%, atingimos já em 2017 uma média de economia de 32,49% nos processos licitatórios,  sem abrir mão de acompanhar a qualidade dos produtos e serviços entregues", enfatizou Paranhos.

Para chegar aos números, a mudança começou de forma física, com a reestruturação da Divisão de Licitações, que recebeu visual transparente (todas as salas com vidros) e passou a fazer a transmissão ao vivo das Licitações, desmitificando entre os empresários a ideia de que licitações públicas são "cartas marcadas". "Implantamos transmissões ao vivo das sessões públicas de licitações por meio do canal no Youtube, ampliando a possibilidade de qualquer interessado acompanhar as sessões, bem como de participar das entregas de bens e serviços já contratados", acrescenta o secretário.  

Houve ainda, a aproximação do Município com entidades empresariais e o Sebrae, que propiciou a criação do Escritório de Compras Públicas de Cascavel, cuja finalidade é divulgar licitações públicas e capacitar empresários locais para participar dos certames. Desde a criação do Escritório, em julho de 2017, foram capacitados pelo menos 147 empresários.

"Também foi estruturado o calendário de compras municipais para divulgação das oportunidades aos Pequenos Negócios e, junto com os parceiros, criado o Portal Compra Oeste", complementou Zorek.

"Compras Unificadas", reconhecido pela Itaipu

Em dezembro do ano passado, o prefeito Leonaldo Paranhos foi reconhecido também no 2º Concurso de Boas Práticas Sustentáveis, iniciativas para a Construção da Agenda 2030, dentro do Programa Cidades Sustentáveis.

Organizado pela Itaipu Binacional, com o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, por intermédio do Programa Cidades Sustentáveis, o concurso contou 140 trabalhos de Boas Práticas inscritos, por 54 municípios que integram a Amop.

Na ocasião, Cascavel ficou em terceiro lugar com o "Projeto de Compras Unificadas", sendo reconhecido entre os cinco melhores municípios do Estado que alimentam a plataforma do Programa Cidade Sustentável.

Prefeito Empreendedor

Criado no ano 2000, o PSPE visa valorizar e divulgar a capacidade administrativa de gestores que tenham elaborado projetos e implementado ações em favor dos pequenos negócios. O gerente da Unidade de Ambiente de Negócios do Sebrae/PR, César Rissete, destacou o expressivo número de projetos inscritos. "Nesta edição foram 133 inscrições. São iniciativas de apoio ao empreendedorismo no Estado que merecem ser disseminadas, pois demonstram que os municípios podem promover mudanças e melhorias no ambiente dos negócios".

Projetos relacionados às compras públicas, desburocratização e inclusão produtiva dos microempreendedores individuais (MEIs) são alguns dos exemplos citados por Rissete. "Há prefeitos liderando processos de inovação, desde municípios pequenos até as maiores cidades. A maioria participa do Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae/PR", completou.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá