Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Prefeito Paranhos sanciona lei que institui o "Dia Municipal do Gari"

25/09/18 às 14:41 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O prefeito Leonaldo Paranhos, sancionou na manhã de hoje (25), no pátio da empresa OT Ambiental, a Lei Municipal 6.890 de 10/09/2018 que institui o "Dia Municipal do Gari", que será comemorado todo dia 16 de maio. De acordo com o prefeito, "todos os dias, em seu gabinete, leis são sancionadas, mas esta, em especial, quis ir ao encontro dos trabalhadores, como forma de reconhecimento da importância de cada um e de suas atividades na manutenção e desenvolvimento da cidade". Com a aprovação desta lei, o Poder Público poderá desenvolver ações como seminários e eventos para promover o reconhecimento e a valorização da classe.

A lei foi proposta pelo vereador Rômulo Quintino, hoje secretário municipal do Meio Ambiente, assinada também pelos vereadores Jaime Vasatta e Aldonir Cabral, que também participou da solenidade junto com os trabalhadores, Vasatta e os diretores da OT Ambiental, Luis Carlos de Moura Boeira e Olides Berticelli. "O projeto de lei foi aprovado por unanimidade pelos vereadores, em reconhecimento a importância e a valorização do trabalho de vocês. Se Cascavel é hoje reconhecida como a terceira cidade mais limpa do país, isso tudo se deve ao trabalho que cada um desenvolve todos os dias, de segunda a segunda, nos feriados e dias santos. E vocês merecem todo nosso reconhecimento e gratidão", completou Paranhos.

Durante o ato de sanção da lei, o prefeito Paranhos afirmou que trabalha para transformar Cascavel em uma cidade mais humana, em todas as áreas. "As coisas precisam ser feitas para melhorar e o meu compromisso é com toda a cidade. E para alcançar este objetivo é preciso valorizar o ser humano, nosso maior patrimônio!". Paranhos lembrou que em 2012, na Assembleia Legislativa, os parlamenteares tiveram a oportunidade de homenagear os trabalhadores, levando um representante até capital do Estado.

Leia mais:

Imagem de destaque
MANUTENÇÃO

Sexta-feira não haverá atendimento na agência do trabalhador de Cascavel

Imagem de destaque

Acesf: confira o obituário de Londrina e região

Imagem de destaque
CAFÉ COM NEGÓCIOS

Casais que empreendem juntos poderão participar de evento gratuito de network

Imagem de destaque

Confira o funcionamento do comércio para o final de semana de Londrina

O prefeito propôs uma nova visita aos trabalhadores e a formação de uma comissão, para debater as condições de trabalho a que são submetidos todos os dias. De acordo com ele, é importante saber como estes profissionais atuam e de que forma atuam na cidade com a responsabilidade de uma varrição mensal de 3, 7 mil km de ruas em Cascavel.

Romulo Quintino disse que a ideia é, no dia destinado a homenagear os trabalhadores, desenvolver ações de valorização e conscientização junto à comunidade e também de confraternização. "Nossa cidade, hoje, está mais bonita e atraente, e isso se deve ao trabalho dos garis que, incansavelmente, deixam a cidade mais limpa e florida. O trabalho de você é importante e precisa ser reconhecido", concluiu.  

Conta a história, que o termo "gari" surgiu em homenagem ao francês Pedro Âleixo Gary, que ficou conhecido por ser o fundador de uma antiga empresa de coleta de lixo e limpeza das ruas na cidade do Rio de Janeiro. Assim quando os cariocas queriam que as ruas fossem limpas, após a passagem dos cavalos, chamavam os "Garis".  De lá para cá, estes profissionais tornaram-se essenciais na manutenção, limpeza e paisagismo das cidades.

"Aqui em Cascavel contamos com cerca de 400 garis. Este termo é abrangente a profissionais que desempenham funções de varrição, coleta de lixo, paisagismo, roçada, manutenção do aterro entre outras", explicou Olides Berticelli, da OT Ambiental.

 

Assessoria

© Copyright 2023 Grupo Tarobá