Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Prefeitura atende pedido de pais e Clínica Escola para Autistas vira realidade

02/04/20 às 18:41 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

“É a realização de um sonho. Para nós, pais, está sendo uma emoção extraordinária. Não tem como medir a quantidade da felicidade que estamos sentindo nesse momento, pois mostra que a Prefeitura de Cascavel está preocupada com seus cidadãos e especialmente os autistas. Eles [os autistas] se tornaram cidadãos relevantes para o Município”. O depoimento emocionado é do Marcos Paulo dos Santos, presidente do Caut (Centro de Apoio e Defesa dos Direitos dos Autistas de Cascavel) e pai do Victor, de 13 anos, que é um menino com o transtorno do espectro autista.  

A emoção dele é justificada, uma vez que finalmente Cascavel terá um espaço público para atender aos autistas da cidade, que já nasce com a missão de se tornar referência. Nesta quinta-feira (2), o prefeito Leonaldo Paranhos apresentou a Clínica Escola para Autistas, um espaço que vai atendê-los em duas frentes: nas questões educacionais e também no atendimento clínico-terapêutico.

“A clínica surgiu por conta da constatação do crescimento de crianças, jovens e adultos com autismo no Município. Nós rapidamente assumimos esse compromisso, colocamos no orçamento de 2020 e estamos oficialmente entregando a clínica. Terão profissionais de educação e saúde, não só cuidando dos atendidos, mas também das famílias”, pontuou o chefe do Executivo municipal, que lembrou que hoje é o Dia Mundial da Conscientização do Autismo.    

O espaço fica no prédio da antiga Famipar, que foi totalmente estruturado para receber inicialmente 50 crianças matriculadas na rede pública de ensino. O Município está locando o prédio por um valor 20% abaixo do mercado, em razão da benevolência da Igreja Católica, na figura de Dom Mauro Aparecido dos Santos. “O prefeito Paranhos mostrou protagonismo na defesa da causa dos autistas. Não arrumou desculpas”, observa.

Leia mais:

Imagem de destaque
MANUTENÇÃO

Sexta-feira não haverá atendimento na agência do trabalhador de Cascavel

Imagem de destaque

Acesf: confira o obituário de Londrina e região

Imagem de destaque
CAFÉ COM NEGÓCIOS

Casais que empreendem juntos poderão participar de evento gratuito de network

Imagem de destaque

Confira o funcionamento do comércio para o final de semana de Londrina

A escola deverá começar a receber os alunos após a pandemia do covid-19 ser superada. Os móveis e toda estrutura de profissionais será fruto de investimento do Município. “O serviço será conjunto entre educação e saúde. Ao mesmo tempo em que a educação vai trabalhar a questão da adaptação curricular, a saúde vai entrar com todos os trabalhos terapêuticos, na parte de fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, psicologia, médicos, psiquiatras e nutricionistas”, detalha a secretária de Educação, Márcia Baldini.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá