Londrina
Cascavel

TV Tarobá

Tarobá FM

  • Londrina
  • Cascavel

Preservação é tema de ação ambiental no antigo calçadão

26/07/18 às 21:15 - Escrito por Redação Tarobá News

As secretarias de Meio Ambiente, Saúde, o Território Cidadão, junto com a Sanepar, realizaram uma ação de conscientização ambiental no antigo calçadão da Avenida Brasil hoje (26) com a intenção de levar informações à população sobre a importância de se adotar práticas que preservem os recursos naturais como rios, fontes e matas. No ônibus da Companhia de Saneamento do Paraná foi montada uma maquete onde foi reproduzido todo o ciclo de produção da água tratada até chegar às torneiras do consumidor.

De acordo com os funcionários da Sanepar, o ônibus onde o programa Eco Expresso Projeto do Rio ao Rio é desenvolvido leva às comunidades informações inerentes ao processo de educação ambiental. Deismidison Gruske, levou a esposa e os filhos para conhecerem o processo de tratamento de água e esgoto em Cascavel. “É muito bom ver como a nossa água é tratada. A gente imagina uma coisa e aqui nesta estação a gente vê como realmente é feito o tratamento”.

Em Cascavel há duas formas de captação de água: nos 17 poços artesianos com tratamento simples (à base de flúor e cloro) e duas estações de captação no Rio Cascavel, cujas águas são tratadas em estações de tratamento para servir à população. Com relação ao esgoto, em Cascavel há duas estações de tratamento que garantem a cobertura de mais de 80% do Município.

Ainda em relação à conscientização ambiental, equipes da Secretaria da Saúde ligadas ao Controle de Endemias e educação em Saúde, montaram maquetes para explicar à população a importância dos cuidados preventivos para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zica vírus, febre amarela e a febre chikungunya. “Eu achei muito legal. Vim de Catanduvas para fazer compras e parei aqui para ouvir as explicações. Na minha casa a gente sempre cuida do quintal para não ter água empossada”, disse a aposentada Joaquina Macedo Kultz.

A Secretaria de Meio Ambiente também marcou presença com a orientação sobre a importância da reciclagem do lixo e a distribuição de bolsas de ráfia, para a separação do lixo reciclável nas residências. As equipes do Território Cidadão orientaram as pessoas sobre a importância de se cuidar e zelar da cidade, recebendo demandas e orientando sobre os serviços oferecidos pelas secretarias do Município.

Assessoria

© Copyright 2022 Grupo Tarobá