Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Presidente e diretores da Aneel destacam atuação da Copel

19/11/19 às 16:30 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O governador em exercício Darci Piana recebeu nesta terça-feira (19), no Palácio Iguaçu, o diretor-presidente da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa, e diretores do órgão, que estão no Paraná para conhecer melhor os projetos da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel). Participaram do encontro o diretor-presidente da Copel Distribuição, Maximiliano Andres Orfali, e o diretor-presidente da Copel Geração e Transmissão, Moacir Carlos Bertol.

A companhia foi destacada pelos dirigentes da Aneel, especialmente pelo pioneirismo de ações voltadas à geração e distribuição de energia elétrica. Para Piana, a iniciativa reforça a importância da Copel dentro do projeto de desenvolvimento sustentável do Estado.

“Estamos trocando ideias com a Aneel, avaliando tecnologias utilizadas para que a Copel continue sendo vanguarda, uma das empresas mais avançadas do País”, destacou Piana. “Os elogios reforçam o compromisso da empresa com os paranaenses”, completou.

Leia mais:

Imagem de destaque
MANUTENÇÃO

Sexta-feira não haverá atendimento na agência do trabalhador de Cascavel

Imagem de destaque

Acesf: confira o obituário de Londrina e região

Imagem de destaque
CAFÉ COM NEGÓCIOS

Casais que empreendem juntos poderão participar de evento gratuito de network

Imagem de destaque

Confira o funcionamento do comércio para o final de semana de Londrina

O presidente da Aneel, Sandoval Feitosa, disse que alguns projetos-pilotos elaborados pela companhia foram regulados pela agência e replicados pelo País. Citou a iniciativa que permitiu ao consumidor que gera a própria energia por meio de placas fotovoltaicas obter desconto na conta de luz.

A flexibilidade é possibilitada, explicou Feitosa, pelo excedido produzido. Ou seja, quando a energia captadas pelos painéis não é totalmente usada pela unidade consumidora. O volume maior, neste caso, é convertido em créditos.

PROJETO-PILOTO – Ainda de acordo com Feitosa, outro projeto elaborado pela Copel está em fase final de regulamentação pela agência e pode entrar em vigor ainda em 2020. A proposta permite que pequenos produtores vendam até 10% da energia captada em suas propriedades para a distribuidora local. No caso do Paraná, a Copel Distribuição. “Isso colabora com o desenvolvimento de pequenas centrais elétricas. Estamos estruturando o projeto para chegar na melhor regulamentação possível”, afirmou.

PRESENÇAS – Participaram do encontro o diretor jurídico da Copel, Eduardo Barbosa; e os diretores da Aneel, André Ruelli e Daniel Vieira.

AEN

© Copyright 2023 Grupo Tarobá