Linha 4

Publicidade

Quatro Pontes participa de reunião do Grupo R-20 em Curitiba

Redação Tarobá News

Na última quarta-feira (31), Quatro Pontes participou de reunião ordinária do Grupo R-20 no auditório Mario Lobo, junto ao Palácio das Araucárias, em Curitiba, tendo como representante a diretora do Departamento de Meio Ambiente, Rosa Maria Sulzbach, ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Na oportunidade, o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo (Sedest), Márcio Nunes, dialogou com cerca de 250 representantes de municípios e Ministério Público do Paraná, desde prefeitos, demais autoridades, lideranças comunitárias e membros de associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis. O evento contou com o apoio da Sedest e do Governo do Estado do Paraná.

O grupo R-20 reúne representantes municipais das 20 regiões definidas no Plano Estadual de Regionalização da Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e tem o objetivo de auxiliar na gestão associada dos municípios paranaenses e na implementação da política nacional de resíduos sólidos. O encontro tratou de temas relacionados à logística reversa de vidros, lâmpadas, pneus, produtos eletrônicos, embalagens longa vida e construção civil. 

O secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Márcio Nunes, diz que está desenvolvendo um trabalho intenso focado em quatro ações: logística reversa, compostagem do lixo, reciclagem e geração de energia. Ele defendeu parcerias entre agentes públicos e privados para viabilizar estas tarefas. “O conceito que precisamos adotar é o de eliminar o mínimo de material possível nos aterros sanitários. Para isso, todas as cadeias têm que funcionar. Só vai ficar barato fazer isso se for menos lixo para os aterros. Precisamos de união, de diálogo e de educação ambiental para atingir este objetivo”, expõe.


Fotos: Freddy Pinheiro/Sedest

COMENTÁRIOS

Publicidade

Publicidade