Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Sanepar vai licitar obras de esgoto em Santa Tereza do Oeste

20/11/19 às 16:29 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O sistema de tratamento de esgoto está perto de se tornar realidade em de Santa Tereza do Oeste. A Sanepar encaminhou para licitação a execução das obras da primeira parte do sistema, que devem iniciar até maio de 2020.

“Após um esforço de reaproximação e negociação para plena quitação de débitos anteriores do município com a Sanepar, Santa Tereza do Oeste poderá ser atendida com um serviço adequado de saneamento básico, com padrão de excelência como a população merece”, destacou o prefeito Élio Marciniak (Kabelo). Ele conferiu os preparativos para a licitação em visita à Diretoria de Investimentos da Sanepar, em Curitiba.

O diretor de Investimentos da companhia, Joel de Jesus Macedo, explica que a Sanepar tem trabalhado intensamente para implantar coleta e tratamento de esgoto em locais que não dispõem do serviço. “Já iniciamos projetos em 29 municípios e obras em outros sete. Estamos empenhados em universalizar o saneamento no Paraná por entendermos a relação direta do serviço com o desenvolvimento humano das cidades”, ressaltou. “Já se sabe que os reflexos são imediatos na saúde, na qualidade de vida e até mesmo na longevidade média da população”.

Leia mais:

Imagem de destaque
MANUTENÇÃO

Sexta-feira não haverá atendimento na agência do trabalhador de Cascavel

Imagem de destaque

Acesf: confira o obituário de Londrina e região

Imagem de destaque
CAFÉ COM NEGÓCIOS

Casais que empreendem juntos poderão participar de evento gratuito de network

Imagem de destaque

Confira o funcionamento do comércio para o final de semana de Londrina

NÚMEROS - A primeira etapa das obras contemplará a Bacia do Córrego Santa Tereza, na região próxima da BR-227, a construção de uma estação de tratamento de esgoto (ETE) com vazão média de 10 litros por segundo, a implantação de 20 quilômetros de rede coletora, cinco quilômetros de emissário e 1,3 mil ligações. Somente nessa fase serão gerados 291 empregos diretos e 1,5 mil indiretos, movimentando a economia do município.

Em dezembro, devem iniciar também os trabalhos de topografia e sondagem para subsidiar a licitação do projeto que atenderá a Bacia do Rio Gonçalves Dias, prevista para 2022, na segunda fase das obras.

Com a construção do sistema de coleta e tratamento do esgoto, Santa Tereza do Oeste terá duas Etes, 41,3 mil metros de redes coletoras e 2.057 ligações prediais. Está prevista ainda a construção de uma elevatória de esgoto, a instalação de quase 5 mil metros de interceptores e 1,4 mil metros de linha de recalque.

Às vésperas de completar 30 anos, a cidade vai saltar de zero para 65% dos imóveis atendidos com rede coletora, tendo 100% de tratamento do esgoto coletado. Os investimentos ultrapassam R$ 32 milhões, assegurados pela Sanepar com financiamento da Caixa Econômica Federal, sem comprometer o orçamento do município.

AEN

© Copyright 2023 Grupo Tarobá