Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Saúde ativa Centro de Operações de Emergências para enfrentamento do coronavírus

27/02/20 às 17:15 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Diante da Declaração de Emergência em Saúde Pública Internacional da OMS (Organização Mundial de Saúde) e a confirmação do primeiro caso do novo coronavírus (covid-19) no Brasil, a Secretaria de Saúde de Cascavel ativou o COE (Centro de Operações de Emergências), por meio de portaria interna.

O COE reúne representantes dos principais núcleos de saúde pública do Município e visa garantir uma resposta eficiente aos atendimentos. “Um dos principais objetivos é identificar os possíveis casos suspeitos de coronavírus no Município, fazer as orientações técnicas, encaminhamentos de amostra, orientações para população e divulgação dos casos”, detalha a diretora de Vigilância em Saúde, Beatriz Tambosi.  

Conforme as informações da portaria, entre as ações do COE estão: elaborar Plano de Contingência Municipal (COVID-10) e estabelecer a utilização de protocolos e procedimentos comuns para a resposta às emergências em saúde pública. O grupo poderá ser ampliado, caso seja necessário. Inclusive, está aberta a hipótese da criação de Grupos de Especialistas Externos para debater questões específicas e apresentar subsídios para a tomada de decisão.

A periodicidade das reuniões do COE será conforme a magnitude e a complexidade do possíveis casos em Cascavel. O grupo só será desativado quando a ameaça for controlada ou encerrada a Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional.

Leia mais:

Imagem de destaque
MANUTENÇÃO

Sexta-feira não haverá atendimento na agência do trabalhador de Cascavel

Imagem de destaque

Acesf: confira o obituário de Londrina e região

Imagem de destaque
CAFÉ COM NEGÓCIOS

Casais que empreendem juntos poderão participar de evento gratuito de network

Imagem de destaque

Confira o funcionamento do comércio para o final de semana de Londrina

O COE será composto por representantes dos Departamentos e Divisões abaixo:
Gabinete do Secretário Municipal de Saúde
Departamento de Vigilância em Saúde
Departamento de Atenção à Saúde
Departamento de Planejamento, Gestão e Finanças. 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá