Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Saúde orienta cuidados com animais peçonhentos

28/01/20 às 16:50 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Em 2019, a cidade de Cascavel registrou 188 acidentes com animais peçonhentos. Os dados são referentes aos cidadãos que procuraram atendimento médico nas unidades de saúde do Município no ano passado. Para que esses acidentes não se repitam, a Secretaria de Saúde, por meio da Divisão de Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental, reforça alguns cuidados que os cascavelenses precisam ter para evitar se deparar com cobras, aranhas e escorpiões.

De acordo com a médica veterinária da pasta, Paula Costa Lis, os cuidados são básicos e estão diretamente ligados à higiene do ambiente. “A orientação é a organização do quintal, o que inclui retirar entulhos, restos de materiais de construção e não deixar o lixo orgânico espalhado, pois atrai inseto, justamente o alimento desses animais peçonhentos”, detalha, reforçando que o mesmo cuidando também vale para o combate ao mosquito da dengue. 

Em Cascavel, os principais casos de acidentes são referente à aranha-marrom, ao escorpião amarelo e alguns casos isolados de cobras.  Quando ocorre um acidente, é importante levar o animal que o causou junto à unidade médica, para que o profissional possa ter o melhor diagnóstico, visto que o Município tem soros para cada tipo de peçonhento. No entanto, é preciso bastante cautela para realizar essa coleta do animal de forma segura. “É imprescindível não tocar diretamente no animal. Se possível, coloque um recipiente em cima dele para não entrar em contato com o animal e pegá-lo”, detalha a médica, lembrando que também uma foto do causador já é o suficiente.

Leia mais:

Imagem de destaque
MANUTENÇÃO

Sexta-feira não haverá atendimento na agência do trabalhador de Cascavel

Imagem de destaque

Acesf: confira o obituário de Londrina e região

Imagem de destaque
CAFÉ COM NEGÓCIOS

Casais que empreendem juntos poderão participar de evento gratuito de network

Imagem de destaque

Confira o funcionamento do comércio para o final de semana de Londrina

O cidadão que coletar o escorpião amarelo em sua casa também pode acionar a Divisão de Vigilância e Saúde Ambiental pelo número (45) 3902-1769, para que seja desencadeada uma ação de busca, uma espécie de varredura na área para verificar se há mais da espécie no local. Somente no ano passado, 44 atendimentos de orientação e busca/coleta foram realizados em Cascavel.

Assessoria 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá