Londrina
Cascavel

TV Tarobá

Tarobá FM

  • Londrina
  • Cascavel

Dia do Boné é comemorado em Apucarana com produção mensal de 4 milhões de unidades

31/01/18 às 13:03 - Escrito por Redação Tarobá News

Nesta quarta-feira (31) é comemorado o Dia do Boné. Um dado foi instituído devido a uma fundação da primeira fábrica de bonés em Apucarana. Atualmente, é o setor que mais emprega na cidade, que é reconhecida como Capital do Boné. São produzidos em Apucarana cerca de 4 milhões de bonés por mês.

De acordo com Jayme Leonel, coordenador do APL de Bonés, o setor tem sentido o reflexo da política nos últimos anos, porém vem lutado para se manter no mercado. "A cada dia superamos um obstáculo para continuar. Mas como entidades ligadas ao setor de bonés e vestuário projetam um cenário otimista para 2018. Depois de reduzir o quadro funcional até 30%, o segmento começou a retomada já nenhum final do ano passado e o impulso continua neste início de 2018, com uma reposição de parte dos funcionários ", destacou. 

O começo
A fabricação de bonés em Apucarana teve início em 1974, a partir da produção artesanal de bandanas e tiaras que são comercializadas em feiras agropecuárias, exposições e nas praias do litoral paranaense. Hoje, Apucarana é um dos grandes polos na confecção do artigo e de produtos associados (bandanas, bolsas, porta CD e camisetas).

20 mil empregos
Jayme Leonel estima que o segmento do vestuário, envolvendo bonés, camisetas, jeans e moda, gera cerca de 10 mil empregos diretos e outros 10 mil indiretos.

(TN Online)

© Copyright 2022 Grupo Tarobá