Londrina
Cascavel

TV Tarobá

Tarobá FM

  • Londrina
  • Cascavel

Em maio, vendas no varejo aumentam, mas inadimplência também sobe em Londrina

03/06/22 às 08:23 - Escrito por Redação Tarobá News

Os dados do indicador do Sistema de Proteção ao Crédito da Associação Comercial e Industrial de Londrina (SPC/ACIL), referentes ao mês de maio, mostram que a quantidade de consumidores que não conseguiram quitar seus débitos e tiveram seu nome inscrito no cadastro de inadimplentes teve elevação de 24%, na comparação com o mesmo mês do ano passado. No acumulado do ano, mais que o dobro de consumidores (128%) tiveram o nome negativado na comparação com os primeiros cinco meses do ano passado.

O consultor econômico da ACIL, Marcos Rambalducci, lembra que desde o início do ano o mercado varejista tem apresentado um aumento nas vendas, resultado da retomada da economia e um comércio com menos portas fechadas. Mas destaca que, "no mesmo ritmo do aumento nas vendas, ocorre um aumento também de consumidores que não conseguem quitar seus compromissos." 

Por outro lado, o número de consumidores que, estando na lista de devedores, conseguiu limpar o nome e voltar a constar no cadastro positivo, completou o 5º mês seguido com percentual positivo. Em maio, 1% mais consumidores conseguiram limpar o nome e, no acumulado do ano, este percentual supera com folga o dobro (130%) daqueles que conseguiram limpar o nome na comparação com o mesmo período de 2021.

"Se o aumento nas vendas justifica a subida na inadimplência, a geração de novos postos de trabalho com carteira assinada ajuda a entender o percentual elevado de consumidores que estão conseguindo limpar o nome", afirma Rambalducci.

© Copyright 2022 Grupo Tarobá