Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel
Londrina
Cascavel

"Toda economia se aflige quando o combustível aumenta", diz professor de economia

11/03/22 às 14:55 - Escrito por Redação Tarobá News

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que mede a variação da cesta de compras de famílias com renda de até cinco salários mínimos, registrou inflação de 1% em fevereiro deste ano. A taxa é superior à observada em janeiro (0,67%) e a maior para um mês de fevereiro desde 2015 (1,16%).

Segundo o professor de economia Marcos Rambalducci, toda economia se aflige quando o combustível aumenta. Como é o caso do Brasil, após anúncio da Petrobrás sobre reajustes de preços de venda de gasolina e diesel para as distribuidoras a partir desta sexta-feira (11).

Na quinta-feira (10), chegou a faltar gasolina para o abastecimento diante da procura. Segundo denúncias recebidas pelo Procon Londrina, muitos postos aumentaram o preço antes mesmo que o ajuste chegasse às bombas.

“A cada 1% que nós temos no aumento de combustível, a inflação tende a aumentar 0.07%. Nós já estávamos com a expectativa de ter uma inflação descendente, e já aumentou, e isso implica diretamente no nosso poder de compra. Uma vez que você tem uma redução no poder de compra, é claro que a indústria precisa ajustar a demanda e isso significa que ele vai ter que diminuir a produção e provoca mais desemprego”, disse Rambalducci.

© Copyright 2022 Grupo Tarobá