Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel
Londrina
Cascavel

Trabalhadores de usina protestam contra demissões e salários atrasados em Nova América da Colina

14/12/17 às 21:05 - Escrito por Redação Tarobá News

A usina de álcool da município de Nova América da Colina, a 63 km leste de Londrina, não funciona há 2 meses e pelo menos 950 funcionários da indústria, lavoura e produção de cana para etanol foram dispensados sem nenhum centavo e poucas explicações. Revoltados com a situação que se arrasta desde outubro, um grupo resolveu protestar.

A primeira parcela do 13º não foi depositada e nem o benefício do ano passado. Os depósitos do fundo de garantia não são feitos desde 2011. Na cidade de quase 4 mil habitantes, uma empresa deste porte praticamente mantém o município e os moradores. O problema também afeta o comércio: muitos trabalhadores estão com dívidas, inclusive do que compraram para comer e não conseguiram pagar.

 Em 2011, a usina entrou com pedido de recuperação judicial por causa das dívidas acumuladas com credores e trabalhadores. Segundo o sindicato, o processo se arrasta desde então e sem o pagamento de nenhum centavo. Uma outra ação corre também na Justiça para tentar garantir os direitos dos trabalhadores.

 O advogado que representa a Usina informou que a dispensa dos funcionários foi necessária pelo período de entressafra e que eles receberão os salários atrasados, mas ainda não há previsão para isso acontecer.

Reportagem: Ticianna Mujalli/TV Tarobá

© Copyright 2022 Grupo Tarobá