Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

60% dos aprovados na UFPR são da rede pública de ensino

18/01/18 às 08:27 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Cerca de 60% dos candidatos aprovados no vestibular 2017/2018 da Universidade Federal do Paraná (UFPR) vêm da rede pública de ensino. São 3.195 estudantes de um total de 5.439 aprovados na concorrência geral e por cotas.

Entre os aprovados, 77% são paranaenses; 89,5% residem no estado. Destes, 53,2% vivem em Curitiba, outros 17,5% moram na Região Metropolitana de Curitiba e, 18,8%, no interior do Estado.

Os homens são 51,52% dos aprovados; as mulheres, 48,48%. No total, 2.872 são da concorrência geral, 2.458 entraram pelas leis de cotas e 15 ocuparam vagas suplementares (para pessoas com deficiências).

Leia mais:

Imagem de destaque
EDUCAÇÃO

Abertas matrículas para formação de docentes em curso integrado ao ensino médio

Imagem de destaque
EM LONDRINA

Quatro novos colégios devem passar por consulta para Programa Cívico-Militar

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

Nova lei estabelece como será feita a escolha de diretores das escolas municipais

Imagem de destaque
COLÉGIOS CÍVICO-MILITARES

Dezenove escolas do núcleo de Londrina participam de consulta pública

Os mais de cinco mil aprovados devem realizar o Registro Acadêmico até o dia 25 de janeiro. No período, serão recebidos, analisados e aprovados os documentos dos novos alunos. Será verificado, também, se aqueles que se inscreveram por meio do sistema de cotas atendem às exigências previstas.

Os alunos devem realizar o Registro Acadêmico na cidade onde está localizado o campus em que vão estudar. Assim, os aprovados para os campi de Palotina, Litoral, Jandaia do Sul e Toledo devem entregar os documentos em cada uma das sedes, respectivamente. A exceção é para aqueles que estudarão no Centro de Estudos do Mar, situado em Pontal do Paraná, que farão o processo em Curitiba.

De acordo com Julio Gomes, da Coordenação de Políticas de Acesso e Permanência (COPAP), 600 estudantes por dia farão o Registro Acadêmico só em Curitiba. Ele também salienta que os calouros devem, nos três primeiros dias de aula do semestre (19 a 21 de fevereiro no primeiro semestre e 30 de julho a 1º de agosto para os que iniciam no segundo semestre), comparecer à coordenação de seus cursos e assinar a lista de confirmação de matrícula.

“É fundamental que nesses três primeiros dias de aula os alunos assinem a lista de confirmação ou enviem alguém com procuração que possa fazer isso. Do contrário, o estudante perde o direito à vaga que será destinada à chamada pública nominal”.

Neste ano, houve novidade quanto à comprovação de renda dos estudantes cujas famílias têm renda per capita menor ou igual a um salário mínimo e meio. Antes de realizar o Registro Acadêmico, esses candidatos passam por uma banca que, após analisar a documentação requerida, defere ou não a continuação do registro.

Além disso, o calendário para o o processo foi dividido por setorese não por ordem alfabética, como era nos outros anos. Mais informações sobre o registro estão disponíveis no site da UFPR.

Libras

Nesta terça-feira (16), foi realizado o Registro Acadêmico dos ingressos no curso de Letras / Libras. A ocasião teve intérpretes de libras assessorando os responsáveis pelo registro e serviu para a equipe testar os procedimentos.

“Como precisamos dos intérpretes para auxiliar no processo, foi necessário um horário especial para esse atendimento específico. E tudo correu tranquilamente”, relata Eduardo Barra, pró-reitor de Graduação e Educação Profissional.

Recepção dos calouros

Para animar os novos colegas, os veteranos dos cursos estão fazendo festa em frente ao Prédio Histórico da UFPR, onde está sendo realizado o registro. Eles aguardam a saída dos calouros e promovem integração por meio de pinturas, fotos, música e captação de dinheiro para o almoço.

Giovana Rossini é estudante do terceiro período de Farmácia e conta que na recepção, além de pintar o nome do curso no rosto dos estudantes e tirar foto com a nova turma, uma comemoração estava sendo preparada “Vai ter tinta colorida e confete e depois vamos levá-los para o sinal para arrecadar dinheiro e almoçarmos juntos”.

Já a Bateria e a equipe Atlética da Saúde agregaram os estudantes de todos os cursos do Setor para recepcionar os ingressos. “Viemos tocar músicas para os calouros para eles se sentirem acolhidos e começarem a perceber um pouco do que a universidade oferece além das matérias. Fora a bateria, temos a equipe de cheerleaders e vários esportes, são diversas modalidades que podem despertar o interesse deles e facilitar o entrosamento”, conta Amanda Fontoura, estudante de Enfermagem.

Primeira Chamada Pública e SiSU

O coordenador do Copap lembra que os candidatos que prestaram vestibular devem ficar atentos à publicação do edital da primeira chamada pública, que deve ser veiculado no final de janeiro.

“As vagas que não forem preenchidas agora serão disponibilizadas aos candidatos seguintes. O registro desses alunos será realizado nos dias 8 e 9 de fevereiro”, explica. Para aqueles selecionados pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) (resultado em 2 de fevereiro) o registro será feito nos dias 6 e 7 de fevereiro.

Leia mais em Paraná Portal

© Copyright 2023 Grupo Tarobá