Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Administração e empresários criam canal para pensar retorno às aulas

16/09/20 às 16:11 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A criação de um canal de diálogo entre setores da administração pública municipal e de escolas particulares para pensar, de forma conjunta e prática, a melhor maneira de gradualmente retomar o calendário escolar principalmente da educação infantil. Esse foi um dos consensos extraído de encontro de diretores e empresários ligados à Acic com os secretários municipais de Educação Marcia Baldini, de Saúde Tiago Stefanello e de Desenvolvimento Econômico Alcione Tadeu Gomes. A reunião presencial, com a adoção de todos os cuidados preventivos orientados por normas e portarias, aconteceu na tarde desta terça-feira, na associação comercial.

O presidente da Acic, Michel Lopes, informou sobre as ações que a entidade adotou para minimizar impactos nos mais diferentes setores e também da preocupação de algumas áreas, como a da rede particular de ensino, que ainda não avançou no que se refere ao retorno presencial das aulas. “A prioridade é a vida, ninguém abre mão disso, mas diante do que ocorreu em 180 dias, e os aprendizados já obtidos, é possível afirmar que medidas e cuidados para evitar contágios se mostram eficientes”.

A coordenadora do Núcleo de Escolas Infantis, Silvana Borghegot Cordeiro, considera que o encontro foi produtivo e que os presentes tiveram a chance de expor suas preocupações e dificuldades. Uma das mais graves é quanto à severa queda nas receitas das escolas, que são empresas e têm seus compromissos, o que já fez com que boa parte delas tenha sido obrigada a encerrar as suas atividades. Quanto às questões e medidas sanitárias, Silvana afirmou que as escolas estão preparadas para cumprir com rigor e atenção todo o protocolo de cuidados exigido.

Leia mais:

Imagem de destaque
EDUCAÇÃO

Abertas matrículas para formação de docentes em curso integrado ao ensino médio

Imagem de destaque
EM LONDRINA

Quatro novos colégios devem passar por consulta para Programa Cívico-Militar

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

Nova lei estabelece como será feita a escolha de diretores das escolas municipais

Imagem de destaque
COLÉGIOS CÍVICO-MILITARES

Dezenove escolas do núcleo de Londrina participam de consulta pública


Encaminhamentos

A secretária de Educação, Marcia Baldini, informou que a pasta abrirá, em algumas semanas, edital para credenciamento de 450 vagas nas escolas particulares para atender a demanda do Cadastro Único (300 vagas maternal I e II e 150 vagas para berçário). Dessas, 50% parcial e 50% para período integral para o ano letivo de 2021.

Tiago, da Saúde, informou que a prefeitura vai emitir novo decreto, ainda neste mês, para a retomada das atividades nos ensinos infantil e fundamental I. “Estamos estudando um cronograma para o retorno e verificando a abertura para atividades extracurriculares com agendamento nas escolas. Seguindo todos os protocolos de segurança não há o que temer, já que o município está cumprindo a legislação”.

Por sua vez, o secretário Alcione disse que a administração pública municipal estuda aporte de recursos para a criação e lançamento de novas de linhas de crédito a empresas e também de um pacote de medidas específicas para escolas particulares.




Crédito: Assessoria

© Copyright 2023 Grupo Tarobá