Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Alunos criam braços robóticos capazes de fazer cirurgias

15/08/19 às 10:14 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Como deixar a aula de programação mais interessante para os alunos? Com uma pitada de robótica. Essa foi a resposta encontrada pelo professor Paulo Nunes, do Colégio Estadual Arnaldo Busato, em Coronel Vivida, no Sudoeste do Paraná.

Com o uso do Arduíno – uma placa utilizada para automação de circuitos eletrônicos – como semáforos e ambientes interativos – seus alunos do 2º ano do Ensino Médio do curso integrado em Informática estão desenvolvendo braços robóticos capazes de executar tarefas simples com alta precisão.

A ideia, segundo o professor, surgiu diante da necessidade de trazer para a sala de aula uma abordagem mais prática e descomplicada do conteúdo teórico da disciplina. ““A proposta é proporcionar o contato com o sistema de programação de computadores e conceitos de informática, além de oportunizar aos alunos o desenvolvimento de projetos de pesquisa através da robótica. Essas atividades têm também o aspecto da socialização dos alunos, pois são todas em grupo””, explicou Nunes.

Leia mais:

Imagem de destaque
EDUCAÇÃO

Abertas matrículas para formação de docentes em curso integrado ao ensino médio

Imagem de destaque
EM LONDRINA

Quatro novos colégios devem passar por consulta para Programa Cívico-Militar

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

Nova lei estabelece como será feita a escolha de diretores das escolas municipais

Imagem de destaque
COLÉGIOS CÍVICO-MILITARES

Dezenove escolas do núcleo de Londrina participam de consulta pública

NA PRÁTICA - Com tecnologia na escola, hoje 38 alunos do colégio trabalham em quatro braços robóticos que podem ser controlados de várias maneiras e são capazes de executar tarefas de alta precisão, como fabricação de carros e até cirurgias. Os equipamentos, que estão em fase de desenvolvimento, serão apresentados na Feira de Ciências e Tecnologia da escola, em outubro.

A ideia foi recebida com empolgação pela turma, formada por muitos estudantes que pela primeira vez têm a oportunidade de aprender robótica e programação.

““Para a maior parte dos alunos, a única oportunidade de desenvolver algo assim é no colégio. Muitos não dispõem de computadores em casa. O colégio almeja um projeto específico em robótica para ampliar essa prática para ouras turmas, em outros horários, contemplando assim um número maior de estudantes””, conclui Nunes.

INVESTIMENTO - O Governo do Paraná já destinou R$ 175 milhões a programas de tecnologia para as escolas do Estado. Foram distribuídos computadores, impressoras, equipamentos eletrônicos, laboratórios móveis, notebooks e projetores, incluindo ainda a instalação de internet WiFi em 1,7 mil instituições de ensino da rede estadual.

MOTIVAÇÃO - Hellen da Silva, 16 anos, é aluna do curso técnico em informática integrado do colégio. A jovem pretende chegar à universidade e cursar Engenharia de Software, o que tem ligação direta com a atividade desempenhada atualmente no Ensino Médio.

Ela conta que ficou bastante empolgada para entender como funcionava o Arduíno. A estudante diz que, por gostar muito da área de programação, a oportunidade de ver na prática como o sistema funciona é o ponto alto das aulas.

““Sempre busco estudar fora do colégio, me aprofundar no assunto para chegar na aula e saber um pouco mais. E praticar o Arduíno só ampliou a minha visão, aumentou a vontade de entender mais e, com certeza, o ensino está cada vez mais interessante. Aprender na prática é sempre melhor”, avalia a aluna.


Aen PR

© Copyright 2023 Grupo Tarobá