Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Alunos realizam ação de descarte correto do lixo eletrônico

13/10/21 às 18:00 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

No Dia Internacional do Lixo Eletrônico, comemorado nesta quinta-feira (14), alunos do 5º ano do Ensino Fundamental do Colégio Marista Londrina farão ações de conscientização sobre o descarte correto desse tipo de resíduo. A data foi criada para lembrar da importância da reciclagem de produtos que todos temos em casa, como eletroeletrônicos, pilhas e baterias portáteis.

De acordo com relatório divulgado em 2020 pela Plataforma para Aceleração da Economia Circular (Pace) e pela Coalizão das Nações Unidas sobre Lixo Eletrônico, o Brasil é o país que mais produz esse tipo de resíduo na América Latina, gerando mais de dois milhões de toneladas por ano.

A ação faz parte do Projeto de Intervenção Social (PIS) do colégio e a escolha do tema partiu dos próprios estudantes, após refletirem sobre alguns problemas observados no seu entorno. “Neste ano, a turma optou por estudar sobre o descarte correto do lixo eletrônico especialmente por constatarem muita desinformação quanto à reciclagem e destinação ambiental sustentável”, esclarece a professora responsável pelo projeto, Rafaela Martins da Silva. 

Leia mais:

Imagem de destaque
EDUCAÇÃO

Abertas matrículas para formação de docentes em curso integrado ao ensino médio

Imagem de destaque
EM LONDRINA

Quatro novos colégios devem passar por consulta para Programa Cívico-Militar

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

Nova lei estabelece como será feita a escolha de diretores das escolas municipais

Imagem de destaque
COLÉGIOS CÍVICO-MILITARES

Dezenove escolas do núcleo de Londrina participam de consulta pública

Para colocar a ideia em prática, as crianças irão gravar um podcast e um vídeo falando sobre a importância de separar os eletrônicos que não estão mais em uso. Os alunos irão mostrar como descartá-los corretamente, para que sejam reciclados ou reinseridos no ciclo produtivo. O material finalizado será compartilhado no som e nas redes sociais do colégio.

Os estudantes ainda pretendem estimular a comunidade educativa a trazer seus lixos eletrônicos e depositá-los nos totens de coleta criados por eles, disponíveis no colégio. A coordenadora do Ensino Fundamental, Gislaine Gracia Magnabosco, ressalta que a intenção é convidar todos a participarem. “Após a coleta, encaminharemos os materiais para serem reciclados, o que trará benefícios não só para o planeta como também para a economia”.

Além de ser um benefício para o meio ambiente, a coordenadora observa que a iniciativa é um importante exercício de cidadania. “As intervenções propostas valorizam o protagonismo das crianças, reforçando seu lugar no mundo como um sujeito que tem voz e muito a contribuir para a sociedade que buscamos construir”, conclui. 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá