Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Análise revela que carne servida na merenda escolar está de acordo com as normas sanitárias

26/10/21 às 18:52 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O Laboratório de Análise de Alimentos da Universidade Estadual de Londrina (UEL), divulgou, na sexta-feira (22), o resultado da análise de um pacote de carne bovina congelada que havia sido adquirido pelo Município e entregue à Escola Municipal da Vila Brasil. De acordo com o relatório técnico, o alimento está em condições próprias para consumo, atendendo às normas sanitárias e requisitos legais. No dia 30 de setembro, o material havia sido recolhido pela Gerência de Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que recebeu uma denúncia de que o pacote contendo a carne tinha aparência suspeita.

Com o intuito de averiguar a qualidade do alimento, a Prefeitura encaminhou o item para o Laboratório de Análise de Alimentos, que integra o Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos, da UEL. A amostra única foi submetida à análise microbiológica e físico-química, sendo que não foi constatada a presença de quaisquer micro-organismos potencialmente danosos à saúde, como Samonella, Escherichia coli, aeróbios mesófilos e estafilococos.

Em relação ao teor de lipídeos (gorduras totais) presente no produto, o índice verificado foi de 3,32%, inferior ao valor de 5% constante do rótulo. Portanto, a taxa encontra-se bem abaixo do limite de 20% tolerado pela Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 360/2003, emitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A conclusão do relatório é que a carne analisada obedece a todas as especificações cabíveis e a sua utilização é segura para o consumidor.

Leia mais:

Imagem de destaque
EDUCAÇÃO

Abertas matrículas para formação de docentes em curso integrado ao ensino médio

Imagem de destaque
EM LONDRINA

Quatro novos colégios devem passar por consulta para Programa Cívico-Militar

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

Nova lei estabelece como será feita a escolha de diretores das escolas municipais

Imagem de destaque
COLÉGIOS CÍVICO-MILITARES

Dezenove escolas do núcleo de Londrina participam de consulta pública

A professora do Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos da UEL, Wilma Spinosa, responsável pela análise da amostra, explicou que a universidade conta com um Programa de Atendimento à Sociedade Externa, do qual é coordenadora. “Nossa verificação concluiu que a carne pode ser consumida normalmente, sem riscos à saúde humana. Frequentemente recebemos, para análise, produtos enviados por empresas e instituições. Esse é um serviço de utilidade pública que prestamos à sociedade, e que tem o objetivo de promover a saúde da população e aperfeiçoar os critérios para compra de alimentos”, salientou.

A secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, afirmou que o resultado do laudo confirma a eficiência do trabalho realizado pela pasta para assegurar que todos os alimentos servidos aos alunos sejam de qualidade. Ainda segundo Moraes, a rede municipal adquire, semanalmente, cerca de oito toneladas de carne, que são minuciosamente verificadas pelos equipes das unidades que as recebem. “Cada escola municipal conta com pelo menos três fiscais setoriais, que têm a atribuição de analisar criteriosamente os produtos comprados pela unidade. Caso um alimento não esteja de acordo com os requisitos, ele será imediatamente devolvido ao fornecedor, e a escola solicitará que um novo item seja entregue”, destacou.

O secretário municipal de Gestão Pública, Fábio Cavazotti, frisou que o Município possui uma série de protocolos técnicos para o recebimento dos itens que compõem a merenda escolar, como hortifrutigranjeiros e carnes. “Por meio de um contrato que firmamos com a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Estadual de Londrina (FAUEL), produzimos manuais estabelecendo protocolos para a aquisição de alimentos. Isso dá, à administração pública, plena condição de fiscalizar se os produtos entregues atendem às especificações estabelecidas nos editais de licitação. O resultado da análise mostra que os procedimentos adotados estão funcionando. Caso houvesse a constatação de irregularidades no produto, todos os procedimentos cabíveis seriam tomados”, disse.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá