Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Ano letivo na rede municipal começa dia 18 de fevereiro em Apucarana

05/02/21 às 11:00 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O ano letivo está previsto para começar no dia 18 de fevereiro na rede municipal de Apucarana. Nesse momento, as atividades  serão apenas remotas. A decisão foi tomada após uma reunião entre prefeito e secrertaria de educação nesta quinta-feira (04).  

De acordo com secretária de educação Marli Fernandes, a medida atende ao desejo da maioria dos pais com alunos matriculados na rede municipal. “Os pais foram ouvidos por meio de um formulário encaminhado pelas escolas no início desta semana. Setenta e um por cento dos entrevistados responderam que preferem as aulas remotas ou híbridas,” disse.

Além da pesquisa feita com as famílias, outro fator que pesou na decisão foi a necessidade de resguardar a saúde dos idosos, grupo de maior risco para a Covid-19. “O Governo do Paraná autorizou a retomada das aulas presenciais nos colégios da rede estadual porque estes têm como público-alvo os adolescentes e jovens. Já as escolas municipais atendem alunos na faixa etária de quatro a dez anos, que naturalmente têm maior necessidade de interação com o próximo. É muito difícil impedir uma criança pequena de abraçar o colega de classe ou a professora. E, considerando que muitos dos nossos estudantes convivem com os avós em casa, há risco de transmissão do coronavírus para os idosos,” explicou o prefeito Junior da Femac.

Leia mais:

Imagem de destaque
EDUCAÇÃO

Abertas matrículas para formação de docentes em curso integrado ao ensino médio

Imagem de destaque
EM LONDRINA

Quatro novos colégios devem passar por consulta para Programa Cívico-Militar

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

Nova lei estabelece como será feita a escolha de diretores das escolas municipais

Imagem de destaque
COLÉGIOS CÍVICO-MILITARES

Dezenove escolas do núcleo de Londrina participam de consulta pública

A secretária acredita que a maior parte dos pais optou pela continuidade das aulas remotas devido à qualidade dos conteúdos que foram disponibilizados pelas escolas municipais, no ano passado, por meio da plataforma Google Sala de Aula e também da televisão. “Nós recebemos muitos relatos de pais dando conta que seus filhos têm conseguido acompanhar sem dificuldades as aulas pelo celular ou computador, realizar as tarefas propostas e aprender satisfatoriamente. Segundo eles, as escolas têm oferecido todo o suporte de que necessitam,” afirmou.

Desde a última segunda-feira (1), os professores da rede municipal de Apucarana passam por formação continuada e realizando o planejamento do ano letivo de 2021. “Entre os dias 18 de fevereiro e 15 de março, a Autarquia Municipal de Educação realizará uma avaliação envolvendo os alunos do 1º ao 5º ano. O objetivo é verificar o nível de aprendizado de cada um. A partir deste diagnóstico, as escolas passarão a ofertar aulas de reforço presenciais, individuais ou em pequenos grupos, para os alunos que necessitarem. Todos os protocolos de prevenção à Covid-19 devem ser seguidos à risca,” adiantou a secretária.

“As aulas presenciais serão retomadas assim que todo o público de idosos (acima de 60 anos) for vacinado,” acrescentou o prefeito Junior da Femac.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá