Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Biblioteca divulga datas das palestras sobre livros do vestibular da UEL

12/08/22 às 16:05 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Diretoria de Bibliotecas Públicas de Londrina divulgou as datas do cronograma de palestras da nova edição do projeto “Literatura na Biblioteca”, que terá início neste mês de agosto. O projeto é promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o Departamento de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual  de Londrina (UEL). O objetivo principal é apresentar e discutir os livros que fazem parte da lista de leitura do vestibular da UEL.


De acordo com a coordenadora de Atendimento, Programação e Extensão da Secretaria Municipal de Cultura, Tatiane Batista dos Santos, diferente da edição anterior, que precisou ser realizada virtualmente, todos os encontros do “Literatura na Biblioteca” deste ano serão presenciais, sempre às 18h30, na Biblioteca Pública Municipal Pedro Viriato Parigot de Souza (na Avenida Rio de Janeiro, 413, no Centro). “Por ser a primeira edição presencial após o período da pandemia, nós estamos com uma boa expectativa para o público que estará presente. A única mudança que adotamos para essa nova edição é dos encontros únicos, ou seja, tanto a palestra quanto o bate-papo para tirar dúvidas sobre os livros serão realizados no mesmo dia, um em seguida do outro”, contou a coordenadora.


Toda a equipe de palestrantes do “Literatura na Biblioteca” é formada por alunos pós-graduandos, mestrandos e professores do programa de pós-graduação em Estudos Literários de Letras da UEL. “Do dia 31 de agosto ao dia 12 de dezembro, os alunos e professores voluntários ministrarão palestras que tem como objetivo maior dar oportunidade aos jovens e adultos de terem acesso as principais informações a respeito dos livros cobrados pela UEL em seu vestibular. Temos certeza de que os debates serão de altíssimo nível e o conteúdo apresentado será acessível a todos que estiverem presentes”, frisou.

Leia mais:

Imagem de destaque
EDUCAÇÃO

Abertas matrículas para formação de docentes em curso integrado ao ensino médio

Imagem de destaque
EM LONDRINA

Quatro novos colégios devem passar por consulta para Programa Cívico-Militar

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

Nova lei estabelece como será feita a escolha de diretores das escolas municipais

Imagem de destaque
COLÉGIOS CÍVICO-MILITARES

Dezenove escolas do núcleo de Londrina participam de consulta pública


A diretora de bibliotecas da Secretaria de Cultura, Leda Maria Araújo, destaca que além de serem encontros abertos e gratuitos, não é necessário se inscrever para participar das palestras e bate-papos. “Nós acreditamos que o papel fundamental de uma biblioteca pública é democratizar o acesso à cultura e a literatura para toda a sociedade, principalmente para aqueles que muitas vezes não tem condições de se matricular em um curso pré-vestibular e se aprofundar nos estudos literários. Por isso que, através deste projeto, nós procuramos atender essa parcela da população que necessita dessa informação”, disse Araújo.


O projeto “Literatura na Biblioteca” é realizado desde 2017. Apenas em 2020 ficou suspenso em decorrência da pandemia de Covid-19. Em 2021, foi realizado inteiramente on-line, sendo transmitido no canal das Bibliotecas Públicas de Londrina no Youtube, uma iniciativa que continuará na edição de 2022. “A internet nos trouxe a possibilidade de alcançar ainda mais pessoas por ter a opção de assistir as palestras independentemente do horário. Por esse motivo, estamos nos preparando para transmitir novamente e deixar todos os encontros gravados e disponíveis na internet para que todos que tenham interesse possam assistir e estudar”, contou a diretora.


O livro “Contos Novos” será a primeira obra a ser analisada pelo projeto, no dia 31 de agosto, com o palestrante Miguel Braga Vieira. De autoria do autor modernista brasileiro Mário de Andrade, o livro reúne nove narrativas curtas escritas durante toda a sua vida e está na lista de leitura da UEL desde 2020. Além do livro “Contos Novos”, a lista da UEL conta com outras nove obras para o biênio 2023/2024.


Confira o cronograma completo do “Literatura na Biblioteca”:


12/09 – Cartas Chilenas, de Tomás Antônio Gonzaga

26/09 – O Rei da Vela, de Oswald de Andrade

03/10 – Histórias que os jornais não contam, de Moacyr Scliar

17/10 – Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus

28/10 – Nicketche: Uma História de Poligamia, de Paulina Chiziane

07/11 – Melhores Poemas, de Fernando Pessoa

21/11 – Torto Arado, de Itamar Vieira Junior

05/12 – Chove Sobre a Minha Infância, de Miguel Sanches Neto

12/12 – O Seminarista, de Bernardo Guimarães

© Copyright 2023 Grupo Tarobá