Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Prefeitura lança curso “Educação para o Trânsito – Construindo o Futuro”

07/03/23 às 15:04 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Na manhã desta terça-feira (7), foi lançado na Escola Municipal Pedro Vergara Corrêa, no Conjunto Mister Thomas, em Londrina, o curso “Educação para o Trânsito – Construindo o Futuro”. Promovida em conjunto entre a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e a Secretaria Municipal de Educação, a iniciativa visa qualificar 90 professores da rede municipal para trabalhar, junto aos alunos, noções de respeito e cidadania no trânsito. Na ocasião, foram entregues livros didáticos sobre educação no trânsito aos estudantes e as crianças assistiram a uma apresentação da peça “Amigos do Trânsito”, que contou com fantoches e a participação de palhaços.


Intitulado “Educa – Educação para Mobilidade Consciente”, o livro que será utilizado como base durante as ações realizadas com os estudantes foi produzido em parceria entre o Observatório Nacional de Segurança Viária (OBSV) e o Ministério da Educação. A numeração dos volumes da obra vai de 1 a 5, conforme a série em que os alunos se encontram. Ao todo, 5 mil cópias do material serão distribuídas a crianças que estudam em 15 escolas municipais, do 1º ao 5º ano, e a entrega teve início durante o evento realizado na Escola Municipal Pedro Vergara Côrrea.


Para familiarizar os professores com o conteúdo da obra, que tem caráter transversal e interdisciplinar, a CMTU preparou o curso on-line lançado nesta manhã. Ele é composto por vídeos e textos e foi disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Escola de Governo de Londrina. No total, essas atividades de capacitação têm duração de 40 horas. No ano passado, foi realizado um projeto-piloto referente a essa iniciativa, que envolveu 61 professores e 700 alunos da rede municipal de ensino.

Leia mais:

Imagem de destaque
EDUCAÇÃO

Abertas matrículas para formação de docentes em curso integrado ao ensino médio

Imagem de destaque
EM LONDRINA

Quatro novos colégios devem passar por consulta para Programa Cívico-Militar

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

Nova lei estabelece como será feita a escolha de diretores das escolas municipais

Imagem de destaque
COLÉGIOS CÍVICO-MILITARES

Dezenove escolas do núcleo de Londrina participam de consulta pública


A secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, explicou que a parceria com a CMTU visa ensinar, para as crianças, as regras de trânsito. “Muitas vezes elas presenciam as famílias descumprindo alguma regra, por exemplo, parando em fila dupla para deixar na porta da escola, e com este trabalho reforçamos os cuidados no trânsito, a educação para o trânsito e para a vida, de forma lúdica. É uma estratégia importante que a CMTU usa, que é o recurso didático para falar com as crianças, e agora com a novidade do material impresso, que elas adoram”, disse.


Os materiais utilizados no curso on-line também estarão disponíveis, posteriormente, para serem trabalhados de forma complementar junto às crianças, no decorrer das atividades realizadas neste ano letivo, sendo que os professores poderão acessá-los no site e redes sociais da CMTU. Além disso, a companhia avaliará a sinalização de trânsito no entorno de cada escola participante da iniciativa e, se necessário, executará melhorias que incluem troca de placas, instalação de quebra-molas e faixas de pedestre. Servidores do órgão também irão às unidades e apresentarão peças de teatro de fantoches para as crianças, visando conscientizá-las sobre temas relativos ao trânsito.


O gerente de Comunicação da CMTU, Carlos Eduardo Ribeiro, explicou que a ideia do curso é que os professores se familiarizem com o livro, para que possam aplicar o conteúdo em sala de aula. “O livro não é para ensinar ninguém a ser motorista ou ensinar legislação de trânsito. O objetivo é formar um cidadão que vai respeitar as leis porque ele sabe que é importante respeitar o direito do próximo, e não porque ele tem medo de ser punido, como acontece com a maior parte dos motoristas hoje em dia. É um material que contém situações do dia a dia, por exemplo pessoas atravessando a rua, a faixa de pedestre, mostrando a forma correta de atravessar a rua e se portar no trânsito”, apontou.


Também participaram da solenidade os vereadores Eduardo Tominaga e Matheus Thum; a diretora da Escola Municipal Pedro Vergara Corrêa, Simonia Aparecida de Oliveira; o diretor de Trânsito da CMTU, Mário Celso Andrade; além de professores e alunos da escola e a equipe da SME.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá