Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Com salários atrasados, servidores da UEM definem rumos da mobilização em assembleias

05/02/18 às 09:33 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Professores e servidores da Universidade Estadual de Maringá (UEM) se reúnem nesta segunda-feira (5) em duas assembleias para definir os rumos da mobilização da categoria, que não recebeu o salário de janeiro. O atraso aconteceu por causa de um impasse entre o governo do Paraná e a reitoria da instituição em relação ao Meta-4 – novo sistema de gestão da folha do funcionalismo do governo.

A UEM é a única universidade estadual que ainda não está integrada ao sistema porque, segundo a reitoria, a integração tiraria a autonomia da universidade.

O Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Maringá (Sinteemar) realiza a primeira assembleia às 8h, no próprio sindicado, e às 14h, no Hospital Universitário de Maringá (HUM).

Leia mais:

Imagem de destaque
EDUCAÇÃO

Abertas matrículas para formação de docentes em curso integrado ao ensino médio

Imagem de destaque
EM LONDRINA

Quatro novos colégios devem passar por consulta para Programa Cívico-Militar

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

Nova lei estabelece como será feita a escolha de diretores das escolas municipais

Imagem de destaque
COLÉGIOS CÍVICO-MILITARES

Dezenove escolas do núcleo de Londrina participam de consulta pública

Segundo o diretor do Sinteemar, Eder Rossato, caso os salários não sejam depositados e os servidores optarem por deflagrar uma greve mais severa, o atendimento no HUM pode ser afetado. “A gente acredita que o HUM poderá, também, aderir a greve. Seguiremos então, todos os preceitos legais, ou seja, 30% dos funcionários estarão trabalhando e o hospital estará em funcionamento parcial. Os servidores do hospital também não estão satisfeitos com essa situação”, explicou.

Em caso de greve, as matrículas dos aprovados nos vestibulares em 2017 e a colação de grau dos formandos podem ser prejudicadas. Rossato destacou ainda que o servidor não pode ser onerado por uma discussão entre Estado e reitoria.

“Se há uma demanda judicial entre as partes, o trabalhador que prestou o serviço não pode ser prejudicado. Trabalho realizado tem que ser remunerado”, destacou.

Em nota, a reitoria disse que se posiciona junto ao sindicato, pois a greve é um direito do trabalhador e não tem autonomia sobre esses assuntos.

Já o secretário estadual da Administração e Previdência, Fernando Ghignone, afirmou na sexta-feira (5) que o governo não pode descumprir preceitos legais para liberar o pagamento dos salários de servidores da UEM. Ele reforçou que o Estado fez todos os esforços para resolver a situação e aguarda a colaboração da reitoria da instituição. 

Leia mais em Paraná Portal

© Copyright 2023 Grupo Tarobá