Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Como se dar bem na redação do concurso da Polícia Federal?

17/10/18 às 12:29 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Em concurso público é muito comum as pessoas estudarem para responder as questões, mas as vezes esquecem de algo muito importante, que pode desclassificar um candidato, a redação.

Em um cursinho de Cascavel os alunos se prepararam para essa etapa da prova que é decisiva na hora da classificação. 

Não se pode chegar a um concurso público sem a prática constante de parágrafos/textos argumentativos, no espaço proposto pela banca examinadora (30 linhas). Procure ter a folha oficial (CESPE) de Redação e, diariamente, escreva, já tendo a noção do tempo gasto para tal produção. Como a prova terá a duração de 5 horas, procure reservar, aproximadamente, uma hora para a produção da argumentação. Diariamente, cronometre a produção de seu texto.

Leia mais:

Imagem de destaque
EDUCAÇÃO

Abertas matrículas para formação de docentes em curso integrado ao ensino médio

Imagem de destaque
EM LONDRINA

Quatro novos colégios devem passar por consulta para Programa Cívico-Militar

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

Nova lei estabelece como será feita a escolha de diretores das escolas municipais

Imagem de destaque
COLÉGIOS CÍVICO-MILITARES

Dezenove escolas do núcleo de Londrina participam de consulta pública

No seu ambiente de estudo, promova um mapa com possíveis temas ligados ao Direito Penal, Constitucional, Geopolítica, Segurança Pública, Leis Polêmicas. 

Aqui, vale destacar a estrutura verbo-oracional eficiente e impessoal, para o início do texto: “De acordo com a Constituição Federal, sabe-se que o conceito de impessoalidade relaciona-se a …”

Para o conteúdo das informações, não invente absolutamente nada – já que o examinador dará valor às informações embasadas em referências bibliográficas ligadas ao tema proposto. Tenha em mente nomes de autores, obras, instituições, datas, conceitos jurídicos. Fuja de frases vazias como: “Desde tempos remotos, o homem sempre esteve preocupado com o sigilo das informações…”.
Ademais, procure demonstrar conhecimento – profissional – sobre o tema da prova, como “Preconiza a Doutrina que, tendo em vista o ato praticado, (…). Ainda sim, Celso de Mello, na obra x, destaca a Ação como (…).”

Como ser didático e convencer na conclusão do texto? Geralmente, o examinador destaca um problema, uma polêmica ou um projeto (como quando cobrou, em concurso anterior, sobre o PRONASCI – Programa Nacional de Segurança Pública e Cidadania).
Na conclusão, mostre uma visão humana, consciente ou mesmo uma solução que valorize aspectos sociológicos, humanos, como “Com os investimentos de X milhões no Pronasci, o governo garantirá atendimento a X milhões de cidadãos; garantirá mais estrutura às ações investigativas; garantirá mais coerência e respeito aos elementos constitucionais supracitados.”.

Nesta época das Eleições, muito se comentou sobre as investigações da Polícia Federal. Escreva, com embasamento científico; dê atenção às normas gramaticais e, dentro do possível, tenha alguém para revisar o seu texto. Se fosse candidato a uma das vagas, certamente produziria algumas centenas de textos argumentativos.

Exame.com 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá