Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Comunidade decide e Santa Terezinha de Itaipu terá colégio cívico militar

29/10/20 às 16:50 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O colégio estadual Ângelo Antonio Benedet localizado no bairro Santa Mônica em Santa Terezinha de Itaipu será transformado em colégio cívico-militar. O resultado foi decidido por meio de uma consulta feita com a comunidade. Foram 304 votos favoráveis. De acordo com a direção do colégio, 456 pessoas estavam aptas a votar e eram necessários 229 votos a favor, o equivalente a (50% mais 1 voto).

Segundo a diretora do estabelecimento de ensino, professora Marli Deon, a aceitação da comunidade para essa nova modalidade de ensino, cívico militar, fora praticamente unânime.

“Percebemos a preocupação de todos os pais que votaram para que o processo se consolidasse, pois é desejo de todos uma educação de mais qualidade. Com a implantação do sistema, a partir de 2021, nossos alunos serão contemplados com uma grade curricular que garantirá a formação de todos como cidadãos que exercem seu papel social, com direitos e deveres sendo cumpridos através de cursos que serão ofertados dentro do colégio em contraturno. Temos a certeza que juntos, fizemos a melhor escolha. Agradecemos a todos que se envolveram de todas as formas para que nosso município e o Bairro Santa Mônica fossem contemplados com essa proposta inovadora de ensino” destacou a diretora.

Leia mais:

Imagem de destaque
EDUCAÇÃO

Abertas matrículas para formação de docentes em curso integrado ao ensino médio

Imagem de destaque
EM LONDRINA

Quatro novos colégios devem passar por consulta para Programa Cívico-Militar

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

Nova lei estabelece como será feita a escolha de diretores das escolas municipais

Imagem de destaque
COLÉGIOS CÍVICO-MILITARES

Dezenove escolas do núcleo de Londrina participam de consulta pública

Além do colégio de Santa Terezinha ligado ao Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu, também já está aprovada a implantação do formato cívico militar no colégio professora Carmelita de Souza, em Foz do Iguaçu.

Nos demais colégios pertencentes ao núcleo de Foz, assim como nos colégios do Estado, a votação foi prorrogada até sexta-feira (30). O novo prazo é para que seja atingido o quórum mínimo que é o voto de mais da metade da comunidade escolar. Até o dia (28), o programa foi aprovado em 52 colégios dos 215 anunciados pelo Governo do Estado.

A nova modalidade funcionará com gestão compartilhada entre militares e civis, ou seja, os militares atuarão na questão disciplinar enquanto os professores na área pedagógica. Um dos diferenciais, de acordo com o projeto, é o aumento da carga horária curricular, com aulas extras de português, matemática e valores éticos e constitucionais.

As unidades do programa de colégios cívico-militares foram selecionadas em municípios dos 32 Núcleos Regionais de Educação com mais de dez mil habitantes e que tenham ao menos duas escolas estaduais na área urbana, além das seguintes características: alto índice de vulnerabilidade social, baixos índices de fluxo e rendimento escolar e que não ofertem ensino noturno. Para implementar o programa, não haverá seleção de alunos.

O programa nacional das escolas cívico-militares é uma iniciativa do Ministério da Educação em parceria com o Ministério da Defesa, que apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares.

No Paraná 129 mil alunos de 117 municípios serão atingidos nesse novo formato de ensino, cujo investimento é de R$ 80 milhões de reais.

A informação de que o Colégio Ângelo Antônio Benedet se tornaria uma Escola Cívico Militar foi passada pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano, na terça-feira (27). Essa foi mais uma grande conquista para Santa Terezinha de Itaipu através do trabalho do Deputado Traiano e uma conquista especial para o Bairro Santa Mônica.

Com informações: Portal Costa Oeste

© Copyright 2023 Grupo Tarobá