Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Concurso para professores divulga resultado da convalidação de afro-brasileiros

20/12/22 às 17:59 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Nesta sexta-feira (23), a partir das 17h, os candidatos inscritos no concurso para professores da Educação Básica vão poder conferir o resultado das entrevistas e dos recursos interpostos em relação à convalidação daqueles que se autodeclararam afro-brasileiros. O edital será publicado no site www.cops.uel.br. Com esse edital, o candidato saberá se sua prova discursiva será corrigida e os seus títulos analisados. Já o resultado com a classificação final do concurso sairá às 17h, do dia 31 de janeiro de 2023, no site da banca organizadora (www.cops.uel.br).


De acordo com a secretária municipal de Recursos Humanos, Julliana Faggion Bellusci, dos 359 candidatos inscritos como afro-brasileiros, 24 faltaram à entrevista, 11 não foram convalidados e os demais, 324, foram validados nessa etapa. Aqueles que não obtiverem parecer favorável à sua autodeclaração, passarão a concorrer nas vagas de ampla concorrência. Segundo Bellusci, a maior parte da não convalidação deu-se pela ausência dos inscritos. “As bancas trabalharam muito bem, analisando caso a caso. Foi um final de semana cheio”, contou.


As entrevistas aconteceram das 8h às 15h, no último sábado (17) e domingo (18), na sede administrativa da Prefeitura, localizada na Avenida Duque de Caxias, 635. Das 369 vagas abertas nesse certame, 37 são para afro-brasileiros, 19 para pessoas com deficiência e 313 para ampla concorrência.

Leia mais:

Imagem de destaque
EDUCAÇÃO

Abertas matrículas para formação de docentes em curso integrado ao ensino médio

Imagem de destaque
EM LONDRINA

Quatro novos colégios devem passar por consulta para Programa Cívico-Militar

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

Nova lei estabelece como será feita a escolha de diretores das escolas municipais

Imagem de destaque
COLÉGIOS CÍVICO-MILITARES

Dezenove escolas do núcleo de Londrina participam de consulta pública


Essa reserva de 10% das vagas em concursos públicos para afro-brasileiros vem em atendimento à Lei Municipal nº 11.952, de 25 de novembro de 2013, sendo que todos que se autodeclararam negros ou pardos foram submetidos a uma Comissão de Acompanhamento do Ingresso de Afro-Brasileiros, responsável por emitir parecer conclusivo à declaração do candidato. Entre os integrantes da comissão estavam membros do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (CMPIR), das secretarias municipais de Recursos Humanos e de Educação, da Gestão de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura de Londrina, do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UEL (NEAB/UEL), da Comissão Igualdade Racial e das Minorias da OAB Londrina, e do Núcleo Regional de Educação (NRE) da Secretaria Estadual da Educação e do Esporte do Paraná.


Além da entrevista, os candidatos assistiram a uma palestra sobre a legislação em vigor, a importância dessa norma e de outras que garantem o sistema de cotas, assim como do Estatuto da Igualdade Racial, e sobre a Lei Federal nº 10.639/2003, que incluiu no currículo escolar a temática “História e Cultura Afro-Brasileira”.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá