Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Educação retoma cursos para professores da rede municipal

30/07/20 às 18:54 - Escrito por Da Redação
siga o Tarobá News no Google News!

A Secretaria Municipal de Educação (SME) vai retomar os cursos de Formação Continuada para todos os professores da Rede Municipal de Educação a partir da próxima semana. Na segunda-feira (3), inicia o módulo voltado à Saúde Mental do professor e será veiculado pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). A expectativa é que mais de 4 mil professores da rede participem.

O objetivo deste primeiro módulo é trazer à tona a importância do cuidado e acolhimento do professor, em tempos de crise e de incertezas, que podem gerar sentimentos como angústia e ansiedade. A gerente de Formação Continuada da SME, Viviane Perez, explicou que este conteúdo é fundamental, pois visa promover espaço de reconhecimento das emoções sentidas pelo professor nessa quarentena, trabalhando alguns recursos internos para ele lidar com as próprias emoções e sentimentos. “É uma das formas para acolher o professor e cuidar dele, que é o sujeito mais importante na mediação do processo de aprendizagem da criança”, disse.

O módulo foi organizado pela professora Jaqueline Bonifácio, da SME, e pelo professor e psicólogo Wagner Almirão. Dentre os temas que serão abordados estão: reconhecendo as emoções; emoções não entram em quarentena; autocuidado e bem estar no isolamento social. O módulo encerrará no dia 17 de agosto, data em que se iniciam os demais, voltados às áreas de atuação de cada professor, se estendendo até o dia 31 de outubro.

Leia mais:

Imagem de destaque
EDUCAÇÃO

Abertas matrículas para formação de docentes em curso integrado ao ensino médio

Imagem de destaque
EM LONDRINA

Quatro novos colégios devem passar por consulta para Programa Cívico-Militar

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

Nova lei estabelece como será feita a escolha de diretores das escolas municipais

Imagem de destaque
COLÉGIOS CÍVICO-MILITARES

Dezenove escolas do núcleo de Londrina participam de consulta pública

Viviane contou que todos os cursos foram reorganizados e reestruturados pela SME, após o surgimento da pandemia do coronavírus, que alterou o contexto de trabalho, pois, com o isolamento social, as aulas passaram a ser realizadas remotamente, pela internet, por meio do Programa de Estudos Dirigidos (PED). “Quando começou a pandemia e com ela a suspensão das aulas, percebemos que os cursos que tínhamos preparado para trabalhar com todas as equipes da escola, como professores, coordenadores e diretores, estavam muito distantes do contexto que surgiu com a pandemia. Os cursos organizados já não faziam mais sentido, então sentimos que a formação precisava ser reestruturada e foi isso que fizemos”, apontou.

Segundo a gerente, os conteúdos agora contemplam as reais necessidades do professores, dando ênfase no uso de ferramentas tecnológicas, pois a incorporação do acompanhamento e interação com os alunos por meio da tecnologia passou a fazer parte da rotina dos educadores. Os cursos reestruturados também abordam os conteúdos essenciais a serem trabalhados com os alunos.


Com N.Com

© Copyright 2023 Grupo Tarobá