Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Efetivação de matrículas para a rede municipal pode ser feita a partir de segunda

18/11/22 às 19:04 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Secretaria Municipal de Educação (SME) abre, a partir desta segunda-feira (21), o período para a efetivação de matrículas da rede municipal de ensino, referentes às turmas de P4, P5 e 1º ano (3 a 6 anos). Os pais e responsáveis pelos alunos, após terem consultado as unidades escolares indicadas e realizado o cadastro no site da Prefeitura de Londrina, agora precisam comparecer a estes locais para a entrega da documentação solicitada.


Esse procedimento poderá ser feito até o dia 9 de dezembro, diretamente nas unidades escolares, mediante agendamento telefônico ou pelo link gerado a partir do cadastramento. A efetivação com entrega da documentação é etapa obrigatória e a única forma de garantir, de fato, que os estudantes estejam matriculados para o ano letivo de 2023. Ao todo, 15 mil alunos estão previstos para serem matriculados nas turmas de P4, P5 e 1º ano.


Antes de iniciar o período de efetivação, já havia sido divulgado pela SME, no dia 14 de novembro, o resultado dos encaminhamentos do chamamento escolar para o envio dos cadastros. Desde essa data, os pais e responsáveis estão podendo acessar o site da Prefeitura para verificar para qual escola municipal, Centro Municipal de educação Infantil (CMEI) ou Centro de Educação Infantil (CEI) os estudantes estão sendo direcionados para as matrículas. A consulta pode ser feita no endereço www.londrina.pr.gov.br/matriculas2023.

Leia mais:

Imagem de destaque
EDUCAÇÃO

Abertas matrículas para formação de docentes em curso integrado ao ensino médio

Imagem de destaque
EM LONDRINA

Quatro novos colégios devem passar por consulta para Programa Cívico-Militar

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

Nova lei estabelece como será feita a escolha de diretores das escolas municipais

Imagem de destaque
COLÉGIOS CÍVICO-MILITARES

Dezenove escolas do núcleo de Londrina participam de consulta pública


Segundo a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal, é necessário que as famílias se organizem para realizar a efetivação das matrículas dentro do prazo estabelecido. “As pessoas que já consultaram e fizeram o cadastro no chamamento escolar agora precisam entrar em contato com a escola indicada pela Educação para fazer a entrega dos documentos. Então, é importante que os pais compareçam aos locais, definidos por sistema de georreferenciamento, conforme o endereço residencial, tão logo possam e organizem essa situação para facilitar a preparação ao próximo ano. O agendamento evita filas desnecessárias e as unidades escolares estão prontas para prestar o suporte e orientar sobre as turmas, horários e outras questões”, afirmou.


A diretora administrativa e de planejamento da SME, Rosana Daliner Acosta Marchese, disse que alguns pais, na correria diária, acabam não se atentando às orientações sobre as etapas de matrícula e fazem apenas o cadastramento dos alunos, sem concluir o processo. “Reforçamos, novamente, que apenas a realização do cadastro não garante a matrícula, sendo só uma forma de manifestar interesse e reservá-la, nunca é demais lembrar. A consulta das unidades indicadas continua aberta no site da Prefeitura, e aqueles que ainda não acessaram podem ver qual é a unidade escolar onde o estudante poderá ser matriculado. Somente com a documentação toda entregue, e aprovada pela Secretaria Municipal de Educação, é que a efetivação é feita”, enfatizou.


Outro ponto lembrado por Marchese é que a efetivação da matrícula deve ocorrer, necessariamente, na unidade listada e divulgada na fase de chamamento e cadastro. Posteriormente, em janeiro de 2023, será aberto novamente o sistema de matrículas para os pais solicitarem transferência para a unidade desejada. “No entanto, para que a mudança de local seja feita é necessário que existam vagas remanescentes e a unidade preferida faça parte do georreferenciamento”, disse.


Em casos em que dois irmãos, por exemplo, sejam encaminhados, por algum motivo, para escolas diferentes, é possível entrar em contato com a SME, que irá verificar a situação para reposicionar os estudantes em uma mesma unidade. Isso somente será possível quando a instituição oferecer os anos indicados para a idade da criança.


Ao longo de 2023, todos que necessitarem de transferência ou estiverem chegando na cidade e precisarem de vaga na rede municipal, poderão fazer o cadastro para o posterior encaminhamento às unidades. Isso vale para toda a rede, tanto do P4, P5 e 1º ano como para os anos seguintes (2º, 3º, 4º e 5º).


Atendimentos – As equipes da Secretaria Municipal de Educação podem esclarecer ao público, por telefone, sobre o processo de cadastro ou efetivação das matrículas. O contato deve ser feito com o setor de matrícula e documentação escolar, pelos números 3375-0290, 3375-0235, 3375-0102, 3375-0236 e 3375-0237, de segunda a sexta-feira.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá