Ontem (05), mostramos com exclusividade a falta de segurança em escolas e Cmeis em Cascavel. Hoje a equipe de reportagem da TV Tarobá procurou a Guarda Municipal e Patrimonial para saber como se dá a atuação dos agentes de segurança na segurança das escolas.
232 guardas patrimoniais devidos por escalas em vários espaços públicos de Cascavel, incluindo escolas e Cemeis hoje 40 estabelecimentos de ensino contam com a presença do guarda patrimonial. Mas são 115 instituições na rede municipal de educação. Nós mostramos aqui na Tarobá a falta de segurança em alguns desses locais, fizemos um teste que comprovou isso. Portões abertos em pleno horário de aula. A secretária municipal de educação comentou o caso e disse que medidas seriam tomadas.
O diretor da Guarda Municipal de Cascavel Avelino Novakoski disse que as escolas que contam com a o Guarda Municipal funciona em escalas diferenciadas. Nem sempre 24 horas.
Existe uma programação de rondas nas escolas por um cartão programa. Quem faz o patrulhamento é a guarda municipal. São 43 guardas para atender a cidade. O efetivo é baixo e não é possível atender a rede municipal de ensino por completa. O município quer contratar 76 novos profissionais mas nem há data para iniciar o curso de formação.